Os tempos mudaram: Nos negócios realizados atualmente, os clientes esperam respostas rápidas e precisas para suas solicitações.
Já foi o tempo em que a empresa respondia a uma solicitação recebida, em 2,3 ou mais dias.
Se a resposta não seguir em curto espaço de tempo, esteja certo que os concorrentes o farão.
Você já parou para verificar como anda o “Tempo de Resposta” de sua empresa?
Se a resposta for Não ——–> Está na hora de verificar como anda o desempenho da empresa em relação as solicitações dos clientes.
Possuir capacidade de respostas com precisão e em curto espaço de tempo, é de primordial importância nos negócios.
Se solicitações não são atendidas no tempo esperado, não contém as informações completas —–> esteja certo de que solicitarão as informações em outras empresas.
Devemos estar preparados para atender prontamente as solicitações recebidas. Clientes certamente retornarão, foram bem atendidos.
Converso com muitos empresários, a grande maioria está atenta às necessidades dos clientes, mantendo estrutura apropriada para esta finalidade: equipamentos modernos, equipe treinada, facilidade de acesso as informações, conexões Internet com boa performance e qualidade.
Outros não dão a devida importância ao assunto, não mantendo estrutura apropriada para suprir as necessidades dos clientes. Respostas as solicitações recebidas demoram, muitas vezes não são retornadas.
O mercado é competitivo: O cliente espera por respostas rápidas e precisas. Atender prontamente estas necessidades será o diferencial entre sua empresa e os concorrentes.
No passado, certo fabricante de equipamentos me perguntou como conseguimos fechar a venda de equipamentos para empresa localizada no Acre, sendo que o próprio representante local (estava há longo tempo tentando fechar o negócio) , não obteve sucesso
Detalhe: Nossa empresa está localizada no Rio de Janeiro.
Costumo dizer que a distância entre minha empresa e o cliente não é mais medida pela distância física que nos separa e sim pela rapidez e precisão das informações que fornecemos.
A distância física praticamente não existe mais, temos vários clientes localizados fora do Rio de Janeiro, que realizam negócios conosco há longo tempo. Regularmente comentam que nosso tempo de resposta é imediato, se comparado aos tempos das empresas locais.
Qual o Segredo para esta performance?
- Estamos sempre conectados
- Possuímos acesso rápido as informações que necessitamos
- Somos especialistas nas áreas que atuamos.
Investimentos são necessários, sem eles não haverá retorno.
Atenção aos seguintes pontos:
Equipe Treinada:
Este é um dos fatores de maior importância. Invista no treinamento de sua equipe, mantendo-a sempre atualizada.
Equipamentos:
Utilize equipamentos confiáveis, de boa performance, modernos e atualizados.
Nada de trazer para a empresa aquele computador antigo que está em casa, quase sem uso.
Na hora do fechamento de um negócio ou venda, o computador não poderá falhar ou ser demasiadamente lento.
Leia o artigo : Reinvestimentos são Necessários – Marketing de sua Empresa
Conexão Internet:
Contrate serviços de provedores que disponibilizem conexões Internet rápidas, confiáveis e de ótima qualidade (em todos os dias e horários).
Tenha uma segunda opção, caso o serviço de seu provedor principal esteja com problemas (um tablet ou notebook com acesso 3G, uma segunda conexão Internet, etc)
Tempo de Resposta:
Não deixe o cliente esperando. Estabeleça um tempo padrão para responder ao cliente.
Caso a informação não dependa exclusivamente de você, confirme e agradeça o recebimento da solicitação, informando que logo será respondida.
Caso não tenha resposta para a solicitação recebida, informe que você não possui esta informação, não podendo ajudá-lo.
Nunca deixe o cliente sem retorno.
Fora do Horário de Expediente:
Fora do horário de expediente, acesse seus canais de comunicação com o cliente através dos dispositivos móveis.
Notando alguma solicitação que não poderá aguardar o dia seguinte, responda-a imediatamente.
Já realizei inúmeros negócios, atuando desta forma.
Redes Sociais:
Utilize também as Redes Sociais como canal de comunicação entre o cliente e sua empresa.
As Redes Sociais, se bem utilizadas, são excelentes ferramentas de divulgação de seu negócio.
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