Blog

Ferramentas que Melhoram sua Produtividade no Mundo dos Blogs

produtividade1
[hcshort id=”7″]
Uma das frases que estou sempre escutando:

“Eu Não Tenho Tempo Suficiente”

No mundo dos Blogs, uma excelente ferramenta para o Marketing e Divulgação dos Negócios, publicar periodicamente novas informações é de suma importância.
Recomendo sempre a publicação de no mínimo, 1 artigo por semana.
Neste Blog, procuro publicar a média de 2 artigos por semana.
No universo dos Blogs, bastará diminuirmos a frequência das publicações, para que a quantidade de acessos diminua drasticamente.

“A Divulgação é a Alma dos Negócios”

Assumir o fato de não termos tempo suficiente  será uma grande limitação em nossa produtividade.
O fato não é “Não Termos Tempo Disponível”  e sim, devemos achar caminhos para “Produzirmos Mais, no Tempo que Temos Disponível”.

Sendo Organizado

O simples fato de sermos organizados já irá melhorar em muito nossa produtividade.
Utilizo duas ferramentas para esta finalidade, o Evernote e DropBox que recomendo a todos.
Evernote: 
O Evernote é um Caderno de Notas, onde podemos guardar informações ( páginas Web, imagens, emails, documentos, etc), consultá-las e compartilhá-las se necessário.

 As informações são classificadas por categorias, facilitando sua organização.

Este é o aplicativo Número 1 em minha ordem de preferência.

Com o Evernote podemos também capturar páginas web, parte selecionada de uma página, documentos nos mais diversos formatos (a versão grátis possui algumas limitações), fotos, etc.

Quando leio um artigo interessante pela Internet por exemplo, armazeno-o no Evernote para consultas futuras.

O Evernote possui compatibilidade e disponibilidade para uso no computador, Smartphone, Tablet, etc, bastando o acesso a conta cadastrada.

DropBox:

O DropBox tem a função de realizar cópia de segurança nas nuvens (Cloud Computing) permitindo o acesso remotamente.

Mantenho cópia de todas minhas informações no DropBox, podendo acessá-las de qualquer dipositivo.

As fotos que tiro para serem utilizadas em meus Blogs são guardadas no DropBox. Deste modo, posso acessá-las independente de minha localização. Bastará ter acesso Internet.

O Dropbox possui compatibilidade e disponibilidade para uso no computador, Smartphone, Tablet, etc, bastando o acesso a  conta.

O DropBox é um aplicativo indispensável ao meu dia a dia, tanto no lado profissional quanto pessoal.

 Controlando o tempo

eddtimer1
Esta é uma ferramenta simples, mas eficiente ( e grátis) que utilizo muitas vezes para controlar o tempo.
O E.gg Timer .
Basta você informar o tempo, e um cronometro decrescente controlará este tempo, tocando alarme ao seu final.
Ótimo para controlar os 30 minutos diários a serem dedicados as Redes Sociais.
O E.gg Timer funciona carregado na própria página do navegador Internet.
Nada mais prático….

Mantendo o Foco, quando escrevemos

Quando estou escrevendo um novo artigo, procuro não me distrair.
Primeiro escrevo o artigo para depois me preocupar com sua formatação e apresentação visual.
Utilizando os processadores de texto convencionais, esta tarefa fica difícil, pois somos distraídos por várias ferramentas apresentadas na tela.
Os programassão rientado para não permitir a distração do usuário.
Utilizo o IAWrite, excelente aplicativo para esta finalidade, funcionando em ambiente Apple (MAC, IPad e IPhone).
O IAWrite é  minha principal ferramenta  quando estou “criando”  artigos e escrevendo livros.
Para o ambiente Windows, recomendo o ZenWriter. Já o utilizei, atualmente utilizo apenas o IAWrite no ambiente Apple.

Produção Visual

Quando lidamos com Blogs, estaremos também lidando com fotos e imagens.
Não podemos simplesmente utilizar uma foto digital de alta resolução no Blog, ocupará muito espaço, tornando a apresentação do Blog demasiadamente lenta.
Antigamente utilizei programas que eram instalados no  computador, atualmente utilizo apenas ferramentas on-line.
Com estas ferramentas dimensiono e otimizo imagens, reduzo tamanho, coloco textos sobre  imagens, crio efeitos visuais, entre outras facilidades.
Meus 2 aplicativos preferidos:  PicMonkey e Canva.

Picmonkey

picmonkeyUtilizo o  PicMonkey, que disponibiliza inúmeras  ferramentas on-line, sem a necessidade de instalação de programa no computador. O acesso é todo realizado pela Internet.

Tenho a vantagem de poder acessar o PicMonkey de meu computador, Tablet, Smartphone, esteja eu onde estiver.

Bastará uma conexão Internet e o PicMonkey estará disponível.

As facilidades disponibilizadas atendem a maioria de nossas necessidades, entre elas as de edição, retoque, colagem entre outras.

Apesar da disponibilidade de versão mais avançada, com custo bem baixo (cerca de US$33.00 por ano), utilizo a versão grátis que atende todas as minhas necessidades e que recomendo.

Até hoje não senti a necessidade de utilização da versão mais avançada e paga desta ferramenta.

Canva

canva1O Canva é insubstituível quando o assunto é a geração de textos com ótimas apresentações sobre imagens.

Simples, poderoso e fácil de usar.

Você poderá utilizar suas imagens e fotos, gratuitamente ou as imagens da biblioteca do Canva. Neste caso, o valor de de $1.00 por imagem será cobrado.

Diversos treinamento são disponibilizados no site. São treinamentos rápidos que mostram de modo claro, como utilizar e tirar proveito dos recursos do Canva.

Se você gosta de tiras fotos, utilize-as (como eu) como parte de sua criação no Canva, deste modo a utilização será gratuita.

Envio Automático de Mensagens

No artigo “Como Programar o Envio Automático de Mensagens nas Redes Sociais” abordei este assunto em detalhes.

Informar nas Redes Sociais que um novo artigo foi publicado em nosso Blog é importante e atrairá visitações.

Do mesmo modo, divulgar artigos já publicados dará oportunidade para novos usuários acessarem seu Blog.

As duas ferramentas que utilizo para esta finalidade são: BufferApp e HootSuite.

Bufferapp

bufferappO BufferApp é o meu preferido, que utilizo para programar datas e horários das minhas publicações.

O BufferApp é orientado apenas para esta tarefa, ao contrário do Hootsuite que também é um “Gerenciador de Redes Sociais”.
Considero o BufferApp uma ferramenta extremamente fácil de ser utilizada, sem necessidade de treinamentos específicos.
Você poderá testar o BufferApp em seu modo grátis (um pouco restrito) e gostando dele, passe para a versão profissional.
Um dos recursos que mais gosto no Bufferapp é sua análise estatística de acessos, onde podemos verificar se assuntos abordados foram bem aceitos pelos usuários.

Hootsuite

hootsuiteO Hootsuite é também uma poderosa ferramenta, que realiza o  gerenciamento das suas contas de Redes Sociais e também de programação de envio automático de mensagens em dias e horários pré-programados.
A utilização do Hootsuite já não é tão simples como parece, merecendo tempo de verificação e treinamento de modo a utilizá-lo da melhor forma possível.
Com o Hootsuite você poderá também gerenciar todas suas  Redes Sociais em um único local.

Guardando Sites e Artigos Interessantes

pocket1

Pocket

O Aplicativo POCKET é o meu escolhido para esta finalidade.
Sempre leio algum bom artigo pela Internet, guardo-o para acesso futuro.
Gosto de guardar também artigos e informações que não tive tempo de ler, mas que certamente realizarei a leitura no futuro.
O Pocket é o aplicativo orientado para esta finalidade.
Bastará informar o endereço do link de acesso, e ele guardará a informação para o acesso futuro.
Utilizo o Pocket através dos navegadores Internet em meus computadores e do aplicativo para uso móvel em meu IPhone e IPAD.
Deste modo, capturo os links no Pocket através do computador e leio os artigos em meu IPAD. Muito prático.

 Publicando Artigos

Editorial Calendar

edicalendar1Quando novas   ideias  para  novos artigos surgem, já inicio sua criação, mesmo se for necessário aguardar alguns dias para publicá-los.
As vezes tenho 3,4,ou mais artigos prontos, aguardo então o momento oportuno para sua publicação
Uma ferramenta que me auxilia nesta tarefa é o Editorial Calendar, um Plugin para o WordPress, onde programo as datas de publicação dos artigos a serem publicados.
O Editorial Calendar me auxilia bastante, poupando meu tempo e dando a certeza da publicação nos dias programados.

CoShedule

O CoShedule é outro calendário, bem mais profissional que o Editorial Calendar, com diversos recursos avançados.
O meu preferido para realizar a programação das datas de publicação de meus artigos nos Blogs

Conclusão:

Utilizando as ferramentas corretas, estaremos otimizando nosso trabalho, aumentando nossa produtividade e economizando o precioso tempo que muitos afirmam não terem a disponibilidade.

Sendo Produtivo e otimizando suas tarefas,  tempo disponível não será mais problema.

[ctt tweet=”Leia os Artigos do MefanoMarketingBlog (https://mefano.com). Ótimas Dicas sobre Redes Sociais – via @arnaldorj ” coverup=”527Oz”]
“Se você achou este artigo interessante ——> Compartilhe com Seus Amigos” 

Precisa Ajuda para este serviço? Visite VAMOS EXPANDIR SEU NEGÓCIO!
Mais Artigos Interessantes para ler :
Pesquisar
Categorias

Newsletters

Receba nossas Newsletters Grátis!

Picture of By Arnaldo Mefano
By Arnaldo Mefano

Fundador Mefano Marketing
Mapa Mental Expert