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O meio na Web mais eficiente para se comunicar é o Marketing por E-mail

emailmConsidero um dos meios mais eficientes de comunicação com usuários,  o Marketing por E-mail.
Em outras palavras, utilizar o e-mail como ferramenta de envio e divulgação de informações para usuários que optaram por este meio de comunicação.
Devido ao mau uso desta forma de comunicação por terceiros, muitos usuários simplesmente ficam temerosos com sua utilização.

Este é um meio de comunicação que recomendo principalmente para empresas, prestadores de serviços e outros, como forte ferramenta de marketing e divulgação.

Se utilizado corretamente, de forma planejada e inteligente, o Marketing por E-mail trará retornos verdadeiros e duradouros, diferente dos contatos realizados através das Redes Sociais, que possuem finalidade mais ampla, procurando manter o contato entre todos os usuários cadastrados.

Se mal  utilizado, o Marketing por E-mail poderá ser  uma ferramenta prejudicial ao seu negócio.

Os usuários que se cadastraram nos serviços de recebimento de informações através do e-mail, estão cientes dos assuntos que serão abordados, e possuem interesse de receber estas informações.  Lembre-se que a opção de cadastro foi do próprio usuário.

Exemplos: Mefano´s WeBlog e MefanoMarketingBlog

Por exemplo, no meu blog Mefano´s WeBlog, os temas abordados são referentes aos assuntos tecnologia, proteção elétrica, segurança da informação e outros. Os usuários lá cadastrados optaram por receber estas informações. Quando publico artigo neste blog, procuro sempre focar nos seus temas principais.
Já neste blog, o MefanoMarketingblog, os usuários cadastrados conhecem os temas que serão abordados, Estratégias em Mídias Sociais, Marketing, entre outros. Certamente são pessoas com interesse nestes assuntos.

Marketing por E-mail e Redes Sociais

O perfil de participação no Marketing por E-mail é em diferente da participação em Redes Sociais. Nas Redes Sociais, os  usuário e seus seguidores nem sempre  postam informações que são de nosso interesse direto.
Nem sempre as informações estarão visíveis ao usuário. Uma informação colocada no Twitter logo não será mais visualizada em sua tela principal, devido quantidade de mensagens que são lá postadas.
Já no Facebook, as informações recentes que serão apresentadas muitas vezes são selecionadas pelo próprio Facebook, não estando disponível em sua tela principal de entrada.

 Redes Sociais são também ótimas ferramentes de divulgação, porém com perfil totalmente diferente da  divulgação de informações por e-mail. 

A divulgação por E-mail

Utilizo a divulgação por e-mail há longo tempo, aproximadamente 15 anos, quando criei meu primeiro boletim, as “Dicas do Arnaldo Mefano”.
Atualmente utilizo serviço profissional de  envio de e-mail.

É  de extrema importância a escolha correta do serviço que será utilizado para o envio dos e-mails. A escolha correta será a chave de seu sucesso.

Por exemplo, muitos optam por enviar informações pelo seu próprio programa gerenciador de e-mail (Outlook entre outros), porém não atentam ao fato que não terão como “monitorar” como este e-mail foi recebido.

Será que o usuário ao receber o e-mail realizou a leitura e abriu os links indicados, ou simplesmente apagou a mensagem?

Pessoalmente utilizo os serviços da empresa Aweber,  que tem minha recomendação.
Tenho total controle e recebo estatísticas detalhadas sobre os e-mails que envio: E -mail foi aberto ou não,  links informados que foram acessados, quem se cadastrou e quem cancelou o cadastro,  acessos por dia, semanas, entre outras informações.
Posso optar pelo envio de e-mail segmentado, por área de interesse do usuário, bem como programar datas e horários de o envio. Esta facilidade permite que eu escreva vários artigos que serão enviados segundo minha programação.
Outros bons serviço de empresas que disponibilizam serviços de  envio de e-mail estão disponíveis. Posso citar:   MailChimp e GetResponse.
Muitos outros serviços estão disponíveis na Internet para a finalidade de envio de lista de e-mail. Será importante prestar atenção se estes são serviços já reconhecidos negativamente por enviarem e-mails tipo Spam (e-mails não autorizados pelo usuários), quase sempre bloqueados pelos filtros dos provedores de acesso e programas gerenciadores de e-mail.

OBS: Nunca se esqueça de 2  princípios básicos do envio de informações por e-mail.
  • Nunca cadastre um cliente, sem sua permissão.
  • Se o propósito é o envio de informações, novidades, etc; não envie propagandas. Se o propósito da lista é o envio de propagandas, informe no momento do cadastro.

 

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By Arnaldo Mefano

Fundador Mefano Marketing
Mapa Mental Expert