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Obstáculos nos Caminhos Não Devem Influenciar nas Estratégias de Marketing Adotadas

pedras1Obstáculos que encontramos nos  caminhos de nossa vida profissional,  não devem influenciar nas ideias e estratégias de marketing adotadas.
Nos negócios SEMPRE encontraremos obstáculos, ideias que não funcionam como planejamos, enfim, isto faz parte da vida de qualquer empreendedor.
Devemos adotar estratégias que acreditamos serem as corretas. Durante o desenvolvimento, implantação e utilização devemos realizar os ajustes necessários.
Algumas pessoas, entretanto, não gostam de correr riscos: Preferem adotar postura de manter como está, principalmente se está funcionando.

Esta é a famosa Zone de Conforto

Recentemente abordei este assunto no artigo Time que Está Ganhando Não se Mexe. SERÁ?

Arrisque e veja o que existe no outro lado.

Vou citar um exemplo, que serviu como base para este artigo:
Fui procurado por um empresário preocupado com  o pouco interesse de seus clientes por seus serviços e mercadorias.
Conversamos então sobre a utilização das Redes Sociais, com objetivo de melhorar a comunicação com os clientes atuais, melhorar os métodos de divulgação da empresa  e captação de novos clientes.
A empresa já havia tentado participar em uma Rede Social, porém de  forma desordenada, colocando informações que não eram diretamente relacionadas com  sua área de atuação.

Verifiquei o histórico das mensagens postadas no passado, percebi que não havia nenhum atrativo para os visitantes  retornarem .

Prosseguimos, desenvolvendo um  Plano de Ação que seria adotado ao longo do tempo.
Quando da hora da implementação do processo, este empresário me chamou e confidenciou que tinha receio de iniciar  novas estratégia, a empresa estava bem como estava.
Apesar de saber do pouco interesse dos atuais clientes por seus serviços, acreditava que o problema poderia se resolver  sozinho, ao longo do tempo.

Com certeza, problemas não se resolvem sozinhos.

Qual o aprendizado que tiramos deste exemplo ?

1#

Não devemos abandonar boas ideias, apenas porque não temos domínio sobre o assunto.
Se uma determinada área de conhecimento é estranha para você, procure conhecê-la melhor.
Estude, aprenda sobre o assunto.
Se necessário, contrate serviços de profissionais da área, o que certamente trará os retornos esperados.

2#

Problemas não se resolvem sozinhos, não os despreze.
Pequenos problemas poderão se transformar em  grandes problemas, impossíveis de serem solucionados ou de difíceis soluções.
Não os despreze, nem os coloque em segundo plano.

3#

Invista sempre em novas ideias.
O mercado é dinâmico, em constante transformação. Do mesmo modo, seu negócio deverá se ajustar a estas mudanças, de modo a continuar competitivo.
Anote sempre suas boas ideias, pode ser que não sejam apropriadas para o momento atual, mas quem sabe poderão ser adotadas no futuro?

4#

Não se deixe influenciar por  obstáculos que apareçam.

Costumo dizer: Se tudo for perfeito, qual será a graça de alcançarmos nossos objetivos?

OBS:

Apenas como informação: o Plano de Ação que desenvolvemos foi aceito, será implementado em breve.


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By Arnaldo Mefano

Fundador Mefano Marketing
Mapa Mental Expert