Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos profissionais atualmente trabalhando em empresas de terceiros, recém formados ou iniciantes no mercado.
A decisão de deixar o emprego atual e partir para seu próprio negócio não é fácil de ser assumida.
Eu mesmo, no passado, tomei esta decisão: Trabalhava em empresa de grande porte, a Cobra Computadores, e resolvi abrir minha própria empresa, ativa no mercado até hoje.
Hoje tenho certeza que foi uma das melhores decisões que já tomei. O caminho não foi fácil, mas o sacrifício foi recompensado.
Vantagens e desvantagens são muitas. Passamos a possuir autonomia de tornarmos nossas próprias decisões, mas se estas não forem acertadas, arcaremos com os prejuízos.
Se ficamos doentes e ficamos por longo período afastado, não teremos rendimento no final do mês.
Por outro lado, nossos esforços serão recompensados, com nosso crescimento.
Nada melhor que olhar para trás e verificar que nossa jornada profissional foi bem sucedida
Muitos profissionais que se lançam sozinhos no mercado atuando em negócio próprio, muitas vezes não são bem sucedidos devido a erros básicos , tais como: Falta de Planejamento, Falta de Estratégias Apropriadas e Falhas na Divulgação.
Conheço excelentes profissionais que desenvolvem sites e realizam suporte nesta área, porém possuem poucos clientes refletindo em um baixo faturamento mensal.
Conheço também outros profissionais que decidiram adquirir um Táxi, atuam por conta própria. Estão crescendo profissionalmente, não tendo nada a reclamar.
Não só novos empreendedores, mas também os profissionais que já possuem seus próprios negócios (advogados, médicos, contadores, etc, etc), bem sucedidos, estão também verificando o mercado a procura de novos clientes e oportunidades. Esta procura nunca deve terminar: O mercado é, e sempre será competitivo.
Realizar a correta divulgação dos serviços prestados, criar ferramentas eficientes de divulgação, facilitar o contato pelo cliente entre outros fatores, são pontos de primordial importância para o sucesso dos negócios.
Não se esqueça de que o profissional que atua sozinho no mercado também terá que pagar suas contas no final do mês.
A Internet é o Maior Meio de Marketing direto de todos os tempos, então vamos utilizá-la a nosso favor.
Realize a divulgação do seu Perfil Profissional, Áreas de Conhecimento e Atuação:
Crie Imediatamente um Blog
Blog: Seu Ponto de Referência
Clientes sempre procuram por referências dos prestadores de serviços e empresas. Esteja certo de que o meio principal utilizado para esta pesquisa será a Internet.
O Blog é o melhor meio para criar e divulgar o próprio negócio, e seu perfil profissional. Devemos adicionar periodicamente novas informações interessantes ao nosso público alvo.
Informações sérias, artigos com conteúdos interessantes e bem escrito serão suas referências aos visitantes de seu Blog: Clientes atuais e futuros clientes.
Mantenha o Blog sempre atualizado, adicione sempre novas informações. Deste modo você estará despertando o interesse de todos e garantindo o retorno periódico dos visitantes.
Descreva sua Área de Atuação
Seja CLARO na descrição de seu propósito e das áreas de atuação do seu negócio.
Crie uma página no Blog com estas descrições. Deste modo estas informações poderão ser facilmente acessadas e verificadas pelos visitantes.
Neste meu Blog , por exemplo, no Menu Principal tenho a opção: VAMOS EXPANDIR SEUS NEGÓCIOS.
Descreva quem é Você e suas Qualificações
Identifique-se e descreva quem é você e suas qualificações para os trabalhos ou serviços propostos.
Cuidado: Não fique tentado a colocar um Currículo Completo, este não é o propósito desta descrição no Blog.
Disponibilize Facilidades para Cadastro dos Visitantes
Permitir que visitantes realizem cadastro é de primordial importância.
Um dos principais meios de comunicação e divulgação é o Marketing através do E-mail.
Leia o artigo: O meio na Web mais eficiente para se comunicar é o Marketing por E-mail
Visitantes que se cadastram em seu Blog querem receber novas informações e atualizações interessantes. Disponibilizando o serviço de cadastro de visitantes, você terá a oportunidade de criar uma lista de clientes atuais ou futuros clientes, interessados com sua área de atuação.
Disponibilize Facilidades para Contato
Informe todos os meios de contatos que você disponibiliza, tais endereço de e-mail, telefone, WhatsApp, endereço físico, etc.
Implemente também formulário para o envio de mensagens através do próprio Blog.
Veja como disponibilizo todas estas informações neste Blog: Contato
Divulgue – Divulgue – Divulgue
Participe das Redes Sociais, divulgando sempre o link das novas informações e artigos publicados em seu Blog.
Ao enviar e-mail, adicione assinatura contendo informação de seu Blog e link de acesso.
Compartilhe e divulgue informações interessantes de outros Blogs e de outros usuários nas Redes Sociais. Possivelmente eles também passarão a divulgar as informações que você publica.
Importante:
- Seja sempre Criativo e Competitivo.
- Ofereça Diferencial em relação aos outros profissionais.
- Reveja periodicamente as estratégias utilizadas. Se as estratégias implementadas não estão respondendo como esperado, modifique-as, ajuste-as. Nunca deixe de monitorá-las.
Estratégias adotadas SEMPRE terão que ser modificadas e ajustadas ao logo do tempo. O mercado é dinâmico, em constante transformação.