Blog

Quais as Melhores Redes Sociais: Twitter, Facebook, Google+, Instagram ?

Escolhendo as Redes SociaisQuais Redes Sociais você deve utilizar pessoalmente ou como ferramenta de Marketing e Divulgação de seus negócios: Twitter, Facebook, Google+, Instagram, Pinterest, YouTube, outras????
Esta é a pergunta que muitas pessoas não conseguem responder.
Acabam utilizando apenas o Facebook, já que seus amigos e familiares estão por lá.

Acho incrível que muitos não possuem conta no Twitter, uma das melhores ferramentas de Marketing e Divulgação atual. O mesmo digo para o Instagram.
Você utiliza estas duas Redes Sociais?

Se você utiliza as redes sociais pessoalmente, apenas para se divertir e manter contato com outras pessoas, escolha aquelas que você mais se adapte e onde poderá encontrar quem procura.
Se você quer utilizar as Redes Sociais como Ferramenta de Marketing e Divulgação dos Negócios e Serviços, conhecer o potencial e finalidade de cada uma das Redes Sociais será importante para sua escolha.
Cada  Rede Social possui  características próprias, orientadas para um tipo de utilização específica.

No ponto de vista de Marketing e Divulgação, indico sempre a utilização de todas as Redes Sociais, dando ênfase a que mais se adapta as suas necessidades e negócios.

Lembre-se:  A Internet é o Maior Meio de Marketing e Divulgação de todos os tempos. Se utilizada corretamente, trará ótimos retornos e resultados.

Escolhendo a Plataforma Ideal:

Twitter:

Apesar de permitir apenas a utilização de 140 caracteres, o Twitter é a Rede Social que possui um dos maiores  números de participantes.

O Twitter é uma das melhores Redes Sociais para a divulgação da informação.

Estratégias de Marketing e Divulgação inteligentes baseadas na divulgação pelo Twitter trarão grandes retornos de audiência.
Indico o uso do Twitter para todos, quer seja para postar pequenas mensagens, ou para divulgar informações de interesse geral.

No ponto de vista de Marketing, o Twitter é uma das Redes Sociais de maior influência. Não deixe de utilizá-la.

Você poderá também utilizar o Twitter para divulgar informações interessantes e úteis de produtos ou serviços. Ao longo do tempo, usuários com interesse nestas informações estarão seguindo sua conta no Twitter.
Visite-me no Twitter

Facebook:

Grande parte dos usuários das Redes Sociais possuem conta no Facebook. Considero o Facebook como  a segunda rede de maior influência na Internet.
Esta é outra rede que você também deverá utilizar, onde será permitido postar mensagens sem a limitação dos 140 caracteres do Twitter.
Para uso profissional, o Facebook permite a divulgação de anúncios ou mensagens patrocinadas. Estes serviços podem ser contratado no próprio Facebook.

O Facebook é a Rede Social onde pessoas conversam entre si, postando e compartilhando informações interessantes, tanto profissionais quanto pessoais.

Visite-me no Facebook

Linkedin:

O Linkedin é a Rede Social orientada a divulgação de Perfis Profissionais, de Empresas e  Serviços.

Muitos usuários não dão a devida atenção ao Linkedin, uma poderosa ferramenta de divulgação.

Você poderá criar seu Perfil Profissional pessoal ou de seu negócio no Linkedin.
Não deixe de criar seu Perfil no Linkedin. Este procedimento ajudará na divulgação de seu Perfil Profissional bem como o  de seus negócios.
O Linkedin é uma Rede Social para uso profissional e não para troca de informações pessoais, entre amigos e familiares como é o Facebook.
Visite-me no Linkedin

Google+:

Esta é outra Poderosa Rede Social, que no meu ponto de vista concorre diretamente com o Facebook.

Uma das características que mais aprecio no Google+ é a facilidade de cadastrar nossos seguidores por áreas de atuação (Círculos)
Você pode  criar várias categorias de  seguidores. Eu, por exemplo,  possuo  círculos de amigos, alunos, Profissionais de Marketing, Pesquisadores, familiares, entres outros.
Deste modo a tarefa de  enviar mensagens de acordo com o conteúdo que divulgo ficou fácil de ser realizada.
A cada dia , o Google+ está atraindo mais usuários.

Uma das principais vantagens do Google+, como o próprio nome indica, é administrada pelo Google. O sistema de procura do Google está sempre indexando e indicando os conteúdos lá publicados.

Visite-me no Google+

Instagram:

Rede Social orientada para a divulgação de fotos,  imagens de grande potencial. É uma Rede do mesmo grupo do Facebook.

Na verdade, o Instagram não é apenas uma rede para publicação de imagens e sim, um local para você criar vínculo com outros usuários, que tenham interesse em suas publicações. Uma excelente ferramenta de Marketing de Divulgação.

O Instagram ultrapassou o Twitter no número de usuários.

Utilizo frequentemente o Instagram, publicando mensagens com fotos que tiro diretamente com meu Smartphone. Aproveito para colocar Hashtags (#), o que proporciona grande retorno de visitantes.

O Instagram possui a facilidade de republicar  fotos e mensagens automaticamente no Twitter e Facebook (configuração realizada pelo usuário). Utilizo muito este recurso: Tiro uma foto, adiciono um texto e publico no Instagram. Automaticamente o Instagram republica em minhas contas do Twitter e Facebook.
Visite-me no Instagram

Pinterest:

Esta  é uma Rede Social orientada a divulgação de imagens, produtos, moda, etc.
Considero o Pinterest o local ideal para a divulgação de imagens de produtos, fotos de comidas, moda, etc.

Uma poderosa rede para fins comerciais e de marketing.

Conheço lojas de roupas, restaurantes, lanchonetes, lojas de animais, de peças de motos e automóveis entre outras, que utilizam o Pinterest.
O Pinterest permite também que o visitante marque e guarde  imagens  interessantes, criando assim sua biblioteca de imagens de seu interesse.
Uma ótima ferramenta para clientes guardarem fotos dos produtos que gostaram em determinada loja, ou dos melhores pratos de um restaurante, por exemplo.

YouTube:

Esta é a Rede Social orientada a divulgação de vídeos e pequenos filmes.
Muitas empresas utilizam o YouTube para a divulgação de vídeos apresentando seus produtos, vídeos de utilização e configuração dos produtos comercializados, pequenos comerciais, etc.
Criar vídeos com procedimentos de como realizar uma tarefa ou usar um produto, criar um mini curso sobre um determinado assunto são alguns dos exemplos da utilização do YouTube.

Em alguns dos artigos que publiquei em meu outro Blog (sobre tecnologias), disponibilizei vídeo onde eu mesmo explicava um determinado item. Sucesso absoluto.

Em breve estarei publicando uma série de vídeos sobre Estratégias de Marketing nas Redes  Sociais.
Visite-me no Youtube

Slideshare:

O Slideshare é uma Rede Social para você divulgar apresentações.
Por exemplo, uma apresentação em Powerpoint poderá ser convertida e disponibilizada no Slideshare.
Os principais artigos que publico em meus Blogs são também publicados no Slideshare em formato PDF.
A utilização do Slideshare trará grande retorno e reconhecimento de seus trabalhos.
Visite-me no SlideShare

“Redes Sociais: Poderosa Ferramenta de Marketing e Divulgação”

Utilize as Redes sociais, seja um usuário ativo e você ficará surpreso com o retorno proporcionado.
Observe e aprenda com as próprias Redes, esteja sempre presente, uma das premissas básicas para sua popularidade nestas plataformas.
Cadastre-se, comece a utilizá-las e logo você estará conhecendo seus detalhes, configurações e como elas atenderão suas necessidades.

Mão na massa e “APROVEITE” todos estes recursos nas Redes Sociais que você pode utilizar gratuitamente como Ferramenta de Marketing e Divulgação para seus negócios (e também como diversão).


Vamos Expandir seus Negócios: Deixe-me Ajudar a Construir uma Estratégia de Sucesso para seus Negócios,  Melhorando o Desempenho, Faturamento e Lucro. Saiba como.


Mais Artigos Interessantes para ler :

Este artigo foi publicado originalmente em Fevereiro de 2015. Esta é sua versão atualizada.

Pesquisar
Categorias

Newsletters

Receba nossas Newsletters Grátis!

By Arnaldo Mefano
By Arnaldo Mefano

Fundador Mefano Marketing
Mapa Mental Expert