Blog

Redes Sociais – Quais serão mesmo seus propósitos?

socialnetworksRedes sociais, praticamente utilizas por todos, são ferramentas poderosas na divulgação e compartilhamento das informações.
Já foi o tempo em que acessarmos notícia era sinônimo de leitura das mídias impressas ou divulgadas pela TV e rádio.
Nos dias de hoje, muitos usuários praticamente não acessam mais as mídias impressas (jornais e outros), as notícias são dinâmicas, acontecendo a toda hora. O jornal impresso na noite anterior estará sempre desatualizado. Eu, pessoalmente, gosto de ler o jornal pela manhã, pois tenho acesso as matérias e o resumo das notícias que já aconteceram.
Não podemos esquecer da  tendência e censura que cada publicação poderá ter na mídia impressa,  impostas a nós, sem podermos opinar ou discordar.
O mesmo ocorre nas notícias divulgadas pela TV e rádio. Eu, por exemplo, praticamente não assisto mais os noticiários da TV, tendenciosos, muitas vezes divulgando notícias sensacionalistas para aumentar sua audiência. Muitas vezes acho que vou ver sangue escorrendo da tela da TV para o chão de minha sala.
Ficamos também a favor dos horários dos noticiários, horários estes nem sempre confortáveis para o nosso dia a dia.
Com o surgimento das redes sociais, as notícias passaram a ser divulgadas em tempo real, muitas vezes descritas por pessoas que estão nos locais em que está ocorrendo o evento.
Um dos pontos negativos das informações divulgadas pelas redes sociais é quanto a sua veracidade. Eu mesmo posso colocar mensagem no Twitter, por exemplo, falando que está faltando água em minha região, sem que este problema possa estar ocorrendo.
Informações disponibilizadas pela Internet de fontes desconhecidas, devem sempre ser verificadas.
Com as tecnologias atuais, facilmente  notícias são transmitidas e divulgadas. Em uma das enchentes ocorridas no Rio de Janeiro no passado, o noticiário da TV utilizou informações divulgadas por pessoas que estavam presas devido ao acúmulo de água, porém divulgando noticiais através de seus celulares.
Pessoas que se deslocam em veículos, postam em tempo real as condições do trânsito, divulgando também problemas que estão ocorrendo no momento. Estas informações possibilitam que outros motoristas evitem a área com problemas.
Atualmente, as duas principais redes sociais utilizadas pelas pessoas são o Twitter e o Facebook. Redes sociais profissionais, tal como o Linkedin também estão disponíveis (este será o assunto de meu próximo artigo).
Interessante que muitas vezes encontro usuários se perguntando qual o propósito das redes sociais, se não apenas para que cada um possa divulgar informações de sua vida pessoal. As redes sociais são livres, posso, por exemplo, fotografar e postar todos os pratos de comida a mim servidos, apesar desta informação não interessar a ninguém, apenas a mim mesmo.
Cabe a cada usuário das redes sociais avaliar o objetivo de sua participação.
Vejo as redes sociais também como uma grande oportunidade de mantermos um círculo de amizades, trocando informações de interesse do grupo, permitindo também que encontremos amigos sumidos há muito tempo. Temos também a oportunidade de fazermos novas amizades.

Costumo dizer que nós mesmos fazemos nosso perfil nas  redes sociais. Podemos escolher quem devemos aceitar para fazer parte de nossa rede, bem como podemos decidir quem deverá ser banido.

Tenha um propósito para sua rede social. Se em algum momento você se perguntar qual o propósito de sua participação, é sinal que está na hora de repensar suas redes sociais, rever quem realmente deve fazer parte de seu círculo de amizades.
Em tempo:
Publiquei este artigo motivado por mensagem de um grande amigo, que postou em sua rede social: “Estava pensando: para que serve uma rede social? Será que alguém pode me explicar?”
Arnaldo Mefano

Pesquisar
Categorias

Newsletters

Receba nossas Newsletters Grátis!

By Arnaldo Mefano
By Arnaldo Mefano

Fundador Mefano Marketing
Mapa Mental Expert