Neste artigo vou citar casos que vivenciei recentemente em 2 empresas, com o objetivo da divulgação destas no mercado, e aumento no retorno de clientes.
Caso 1:
No primeiro caso, visitei empresa que utiliza as redes sociais de modo profissional, principalmente o Facebook. Lá são apresentadas suas campanhas e produtos, mais de 5.000 usuários curtindo, porém com pouco retorno.
Um belo trabalho de divulgação, com imagens muito bem elaboradas e postadas no Facebook é realizado diariamente.
O grande problema que observei, é a falta de motivação dos usuários que curtiram esta página, para retornarem e visualizarem as novas informações lá postadas. Este é um procedimento muito comum, o usuário de cadastra em um serviço e logo o esquece.
Pessoas se cadastram em redes sociais, listas e outros meios de divulgação , mas não são motivadas a retornarem para estes locais procurando por novidades.
Quando retornam, o interesse está focado em outro tipo de informação, descartando as demais postagens.
Os clientes desta empresa possuem interesse por novidades mas não recebem diretamente estas informações: Precisam procurá-las nas redes sociais.
Mostrei que o simples fato de informar diretamente ao cliente que uma nova informação foi postada já o motivará a verificá-la. E se também incluirmos link para o acesso direto desta informação ?
Facilitaremos em muito a vida dos clientes.
Estaremos desenvolvendo estratégias e serviço para esta empresa, através do MefanoMarketing.
Implementaremos Blog, onde todos os artigos e informações com novidades estarão lá publicados, facilitando o acesso futuro dos atuais e novos clientes. Os artigos e informações publicadas no Blog serão automaticamente postadas nas redes sociais.
Implantaremos também serviço de Marketing por E-mail, a cada artigo ou novidade publicada, os clientes cadastrados estarão sendo avisados. Listas de divulgação segmentadas por áreas de interesse dos clientes serão criadas. Deste modo, os clientes selecionarão suas áreas de interesse, recebendo informações e novidades sobre estes assuntos.
O investimento será de pequeno porte.
A preocupação desta empresa em ampliar suas estratégias de marketing e divulgação, investindo nesta área, foi acertada. Certamente proporcionará retorno em curto espaço de tempo
Caso 2:
Na segunda empresa que visitei, meu objetivo era o de realizar compras. Perguntei quais eram os novos produtos e novidades da semana. A resposta foi que não haviam novidades, nenhum novo produto.
Para nossa análise, esta empresa utiliza boa estratégia de marketing, participando das redes sociais, com pessoal altamente capacitado, mas sem novos produtos ou reposições que despertem o interesse dos clientes.
Estive nesta empresa para adquirir um produto, não pude realizar sua compra.
Devemos ter sempre a visão de que pouco adiantará realizarmos um ótimo trabalho de divulgação, que certamente trará retorno de clientes, sem foco na estratégia dos produtos disponibilizados, e suas reposições.
Já observei este fato em diversas empresas e negócios, principalmente em empresas prestadoras de serviços.
A empresa não possui estoque de produtos ou partes importantes de reposição para o dia a dia.
A cada nova necessidade, a empresa ou o prestador de serviço realiza nova encomenda, cabendo ao cliente esperar por esta disponibilidade.
Aos poucos, os clientes irão se afastar, procurando outras alternativas.
Conclusão:
- Reserve sempre parte do capital de entrada em seu negócio para mantê-lo atualizado em todos os aspectos. O mercado é dinâmico, o cliente também. Proporcione sempre facilidades e novidades para eles.
- Utilize as facilidades das Mídias Digitais em seus planos de Marketing e estratégias de divulgação. Use a abuse das facilidades que a Internet proporciona.
- Utilize “Serviços Profissionais”. Energia e tempo poderão estar sendo gastos, sem o retorno esperado.