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Use Computadores, não Pessoas, para o Envio e Recebimento de Informações

notebook2Vou iniciar este artigo relatando 2 casos, um  negativo e outro positivo de contatos com empresas:

Caso 1:

Realizei ligação telefônica para uma grande loja de departamento, especializada e com atendimento diferenciado.
Ao ser atendido, a atendente não se identificou, solicitei seu nome e dei continuidade ao contato. Perguntei se ela era da área de atendimento de celulares, o que foi confirmado.
Solicitei informações sobre a disponibilidade em estoque do celular Motorola Moto G. A atendente perguntou: Moto O QUE?
Repeti Moto G e ela então retornou dizendo, ahhhh tenho sim o Moto X. Expliquei que seria o modelo Moto G e não X. Retornou então com a informação: Tenho sim o Moto X em estoque.
Me desculpei por ter ocupado o tempo dela e finalizei a ligação.
Em tempo: A loja tinha disponibilidade do modelo G, com várias unidades em estoque.

Caso 2:

Marquei consulta com um médico em determinado dia e hora.
Um dia antes da consulta recebi mensagem de texto no celular, solicitando minha confirmação para a consulta. Prontamente confirmei.
O método de confirmação foi prático e apropriado, respondi imediatamente.

Resumo dos 2 Casos:

No primeiro caso, se de alguma forma a informação que eu necessitava estivesse disponível, quer seja pelo site da empresa, por e-mail, por contato em texto no celular, etc, a ligação telefônica poderia ser evitada.
No segundo caso, não tive problemas de confirmar a consulta. Se ligação telefônica tivesse sido utilizada como confirmação, será que eu poderia atender naquele momento?

Facilidades e Ferramentas estão disponíveis para o Envio e Recebimento de Informações:

Diversos são os recursos já disponibilizados para você, sua empresa ou seu negócio para serem utilizados como ferramenta de contato e marketing.

#1:

Disponibilize endereço de e-mail para que seu cliente possa entrar em contato direto com você ou sua empresa. Regularmente verifique pelos e-mails recebido e responda-os o mais rápido possível.
Disponibilizar endereço de e-mail e não os responder ou demorar uma ETERNIDADE (não responder no mesmo dia) para respondê-lo será um erro grave e afastará o cliente.

#2:

O site ou Blog de sua empresa deverá estar hospedado em um BOM provedor, de modo a que o tempo de acesso seja rápido. Sites lentos ——-> Perda de Cliente

#3:

Utilize o recurso de Marketing por E-mail, através de serviços especializados para o envio de suas listas com data e hora marcada.
Com estes serviços podemos gerar uma mensagem e programar o dia e hora que ela será automaticamente enviada. Sempre utilizo este recurso para o envio de e-mails aos usuários cadastrados em nossos Blogs.
(Mais detalhes no artigo: O meio na Web mais eficiente para se comunicar é o Marketing por E-mail )

#4:

Programe data e hora para que o conteúdo do Blog seja publicado.
Do mesmo modo que os serviços de E-mail, se você utiliza a plataforma WordPress para hospedar seu Blog ou site, este possui recurso para programar a data e hora de publicação de uma nova informação.
Pessoalmente sempre programo o WordPress para publicar em determinado horário e meu serviço de E-mail Marketing para enviar as mensagens alguns minutos depois.

#5:

Use formulários no site ou blog de modo a que o cliente possa facilmente enviar solicitações para você .
Por exemplo, no site de minha empresa de tecnologia Computer Solutions, utilizo  formulário próprio.
Deste modo, clientes podem enviar diretamente, através do site, solicitações para a empresa.

#6:

Disponibilize, de modo claro e  fácil de ser localizado, os telefones de contato direto da empresa.
Muitos clientes ainda preferem contato direto com uma pessoa.

A Tecnologia está Presente, Aproveite-a de Modo Positivo.

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By Arnaldo Mefano

Fundador Mefano Marketing
Mapa Mental Expert