Gostaria de compartilhar com vocês algumas experiências que observo ao meu redor, que comprometem a imagem do empreendedor, comprometendo também seus negócios.
Grande parte destes erros são originados pela pressa e preocupação do empreendedor no crescimento dos negócios, empresas e serviços.
Nesta pressa, muitas vezes os erros são continuamente repetidos, sem que o empreendedor note que está sendo prejudicado.
Sempre insisto no ponto de que o Marketing por E-mail é um dos melhores meios de divulgação de informações, novidades, produtos, etc. Vamos utilizar este exemplo.
A Impaciência do Empreendedor
O grande problema é a geração da lista de usuários cadastrados, que poderá levar “algum tempo” até se tornar uma lista consistente.
A impaciência é grande, e uma opção para acelerar o crescimento desta lista é através da compra no mercado, de listas de nomes e emails, as listas de mala direta.
Este será o primeiro Grande Erro: O envio de informações não solicitadas pelo usuário.
Ao longo do tempo, sua empresa ficará conhecida no mercado, por enviar Spam. Usuários estarão evitando o contato com sua empresa devido a este fato.
O Bom Relacionamento com o Cliente
Tanto para o cliente físico, quanto para o cliente virtual, o bom relacionamento é a alma do negócio.
Vou citar 2 exemplos ocorridos recentemente:
Exemplo 1:
No feriado de Carnaval deste ano, entrei no site de um restaurante de modo a obter seu telefone e perguntar se estavam funcionando normalmente.
No site não existiam informações de telefones, apenas um formulário a ser preenchido.
Prontamente usei o formulário, e como era esperado, Não recebi nenhum retorno ( aguardei 2 dias)
Fui então ao restaurante, que para minha sorte estava funcionando, aproveitando para reportar o problema do site.
Nenhuma importância foi dada ao assunto.
Exemplo 2:
Outro exemplo é o de usuários desconhecidos que enviam e-mail para mim, solicitando a solução de um determinado problema.
Acho interessante que nem um bom dia ou boa tarde é mencionado, muitas vezes nem o nome completo do usuário é descrito.
Certamente descarto estes e-mails, deletando-os.
O usuário se esquece que os negócios são realizados baseados nas pessoas, e um bom relacionamento é importante.
Do mesmo modo, o empreendedor também deve observar o bom relacionamento, para o sucesso de seus negócios:
- Relacionamentos devem ser Construídos e Preservados
- Pessoas devem ser tratadas com Respeito
- Pessoas devem ser tratadas como seres humanos, e não como máquinas
- Solicitações devem ser retornadas (no exemplo acima, o formulário por mim preenchido)
Investimentos São Necessários
Investimentos nos negócios são sempre necessários.
O Site ou Blog de uma empresa ou negócio é seu cartão de visita e a porta de entrada para atuais e futuros clientes .
Sites e Blogs desatualizados, pobres em informações, com visual não profissional, comprometerão a imagem da empresa.
Pare e pense nos sites que você já visitou e que não atenderam as suas expectativas. Dificilmente você voltará para consultá-los novamente .
O mesmo ocorre com equipamentos obsoletos, que não atendem as necessidades do negócio ou empresa.
Clientes ficarão insatisfeitos por não terem sido atendidos em todas as suas necessidades.
- Reserve sempre parte do capital de entrada em seu negócio para mantê-lo atualizado em todos os aspectos. O mercado é dinâmico, o cliente também.
Proporcione sempre facilidades e novidades para eles. - Utilize as facilidades das Mídias Digitais em seus Planos de Marketing e Estratégias de Divulgação.
Use a abuse das facilidades que a Internet proporciona. - Utilize “Serviços Profissionais” e sólidos no mercado ao contratar um novo serviço. De nada adiantará você contratar o serviço mais em conta, se este não der conta de suas necessidades e “queimar” o nome de sua empresa.
Serviços contratados: Sempre profissionais - Disponibilize um Canal Direto, onde o usuário poderá lhe contactar, quer seja por e-mail, telefone ou outro modo. Este Canal Direto deverá estar sempre disponível.De nada adiantará você disponibilizar um número de telefone, se este estiver sempre ocupado. Do mesmo modo um endereço de E-mail que nunca é verificado e respondido.
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