Profissionais procuram estar presentes nas redes sociais, de modo a divulgarem seu perfil, que poderá servir de referência para outras empresas e também para serviços que porventura forem prestados.
A Rede Social LinkEdin possui esta finalidade, devendo ser utilizada por todos. Não apenas aos que procuram uma colocação no mercado de trabalho, profissionaisdo mercado de trabalho devem manter seu perfil disponível e atualizado.
Podemos dizer que lá teremos divulgado nosso currículo profissional.
Uma vez fui convidado a ministrar palestra em uma Universidade, haviam consultado meu perfil profissional no LinkEdin e os artigos que publico nos Blogs.
Eu não estava a procura desta oportunidade profissional. A oportunidade me encontrou.
Aproveitando a oportunidade, cadastrem-se em meu perfil, procurem por “Arnaldo Mefano” no LinkEdin.
Como criar e manter organizado seu perfil profissional no LinkEdin?
Aqui estão algumas dicas para que você crie e mantenha um ótimo perfil profissional .
Foto
Utilize uma “BOA” foto de você, nada de fotos engraçadas ou descontraídas demais. Lembre-se que lá será o ponto de referência de seu perfil profissional.
Seu Nome
Parece obvio, mas não é: No campo destinado ao seu nome, digite seu nome e não outras informações.
Tenho visto nomes incompletos, com letras minúscula, nomes abreviados, apenas o primeiro nome, apelidos, etc
Formação
Identifique sua formação e locais onde foram concluídas. Não deixe de mencionar as datas de início e conclusão e os títulos alcançados.
Experiência Profissional
Descreva sua experiência profissional, não detalhando demais. Um lado bom do LinkEdin é a limitação do números de palavras que poderão ser utilizadas, criando um limite para esta descrição.
Sem este limite, certamente alguns profissionais publicariam um livro, só na descrição de suas experiências.
Descreva de modo direto e resumido, de forma a que o leitor não tenha dúvidas.
Mecanismos de Procura
Utilize palavras chaves e frases que facilitem os mecanismos de procura (Google por exemplo) a lhe encontrar e referenciar.
Atualizações
O conteúdo do perfil mudará em função de novas experiências, cursos, formações.
Mantenha o LinkEdin sempre atualizado.
Usuários
Siga outros usuários da sua área de experiência , ou de áreas que você tenha interesse.
Um modo de encontrar outros usuários é procurando por profissionais que você conheça, verificando os seguidos e seguidores.
Siga também as empresas e grupos que tenham relação direta com sua área de interesse.
Reconhecimento na Rede é Importante
Possuir vários seguidores do seu perfil é uma boa referência como prova de reconhecimento. Ter mais do que 500 seguidores é indicado sendo esta informação mostrada na tela de seu perfil
Ao longo do tempo você conquistará esta posição. Se você participa de outras redes sociais, divulgue por lá sua participação no LinkEdin.
Informações de Contatos
Mencione todas as informação de contato, telefones, e-mail, etc. Não se esqueça de manter este item sempre atualizado.
Identifique também suas redes sociais, seus Blog.
Atualize as Informações Diariamente
Diariamente realize a postagem de conteúdo interessante para sua área profissional e de seus seguidores.
Nunca se Esqueça: O LinkEdin não é Facebook, Google+ ou Twitter, seus seguidores não possuem interesse em visualizar o sua refeição, detalhes de seus passeios ou férias, entre outras informações.
No LinkEdin mantenha postura profissional nas mensagens postadas.
Se você publicou apresentações, vídeos, livros, trabalhos, estes poderão ser referenciados no LinkEdin, onde você poderá também disponibilizá-los aos seus seguidores.
Recomendações
Outros usuários poderão recomendar você, publicando esta recomendação e elogios no seu perfil.
É conveniente que você possua várias recomendações, como referência profissional.
Participe de Grupos
A participação em grupos também é importante. Cadastre-se nos grupo de empresas / profissionais que tenham relação direta com sua área de interesse.
Seguindo estas dicas, você certamente terá uma ótima descrição de seu Perfil Profissional.
Artigos Relacionados
- Porque a participação nas Redes Sociais é Importante para sua Reputação?
- Pequenas Ideias x Grandes Diferenças nas Empresas e Negócios: Seja Criativo
- Reinvestimentos são Necessários – Marketing de sua Empresa
- Criando Estratégias para Presença nas Mídias Sociais
- Melhore a Divulgação de suas Mensagens nas Redes Sociais
- Divulgue seu Perfil Profissional – A Rede Social Linkedin