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Como Escolher a Melhor Rede Social para Divulgar seus Negócios

13/09/2015 by Arnaldo Mefano

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rede socialQual a Rede Social ideal para ser utilizada no Marketing de Divulgação dos negócios?

Devo participar de uma ou mais Redes Sociais?

Estas são perguntas que me fazem frequentemente.

Estudo realizado pela Digital Insights em 2014 aponta os resultados abaixo, mostrando a quantidade de usuários por Redes Sociais:

Redes Sociais, classificação por usuários ativos / mês

  1. Facebook: 1.28 bilhões
  2. Google+: 540 milhões
  3. Twitter: 255 milhões
  4. Instagram: 200 milhões
  5. LinkedIn: 187 milhões
  6. Pinterest: 40 milhões

Os números são impressionantes: Imagine ter o acesso a estes usuários, divulgar seus produtos ou serviços para eles, gratuitamente.

Se bem utilizadas, as Redes sociais farão o papel de marketing e divulgação, com grande eficiência.

Tenho observado pequenas empresas gastarem valores elevados em campanhas de Marketing, não alcançando suas metas. Desprezam as Redes Sociais para esta tarefa.

“Um Grande Erro”

Interessante notar que segundo levantamento do site  TechCrunch, o Instagram é a Rede social com maior índice de crescimento, ficando o Facebook com índice negativo de crescimento.

instagramgrow

A seleção da Rede Social ideal para seus negócios deverá ser feita baseada no número de usuários, ou na que mais cresce?

A resposta é que devemos utilizar ambos os fatores, verificando qual Rede Social possui perfil para o tipo de informações e negócios que pretendemos divulgar.

De nada adiantará escolher uma Rede Social com 500 Milhões de usuários, se as informações que serão divulgadas não estão de acordo com o perfil desta rede.

Por exemplo, o Pinterest é mais apropriado para a divulgação de imagens de produtos se comparado ao Twitter.

Lojas de roupas e restaurantes, por exemplo, utilizam o Pinterest com pleno sucesso para a divulgação das imagens de seus produtos.

Divulgar produtos ou serviços com foco em pessoas com mais de 50 anos não terá sucesso se esta divulgação for realizada em Rede Social com perfil de usuários jovens.

Cada Rede Social possui suas próprias características, ao longo do tempo você terá a visão de como cada uma delas respondem as suas divulgações e necessidades.

Concentre  seus esforços nas Redes Sociais que mais se adaptaram as suas necessidades, deixando as outras ativas, porém com menor grau de participação.

Participe sempre,  a Internet é o Maior Meio de Marketing e Divulgação de todos os tempos. Se utilizada corretamente, trará ótimos retornos e resultados.

Perfil das Redes Sociais – Escolhendo a Plataforma Ideal:

Aqui está um  resumo do perfil de cada Rede Social

Twitter:

O Twitter tem a característica de ser utilizado objetivando o acesso as informações.

Em sua limitação de 140 caracteres, força que publicações sejam objetivas.

Com quase 300 milhões de usuários participantes, o Twitter é uma das melhores Redes Sociais para a divulgação da informação.

Estratégias de Marketing e Divulgação  baseadas na publicação pelo Twitter trarão grandes retornos de audiência.

Indico o uso do Twitter para todos, quer seja para postar pequenas mensagens, ou para divulgar informações de interesse geral.

No ponto de vista de Marketing, o Twitter é uma das Redes Sociais de maior influência. Não deixe de utilizá-lo.

Alguns exemplos de utilização do Twitter: Informar publicação de novo artigo em um Blog, divulgar informações interessantes e úteis de produtos ou serviços, publicar texto com link de uma página web que contenha algo de interesse, etc.

Facebook:

Cerca de 70% dos adultos que participam das Redes Sociais, possuem conta no Facebook.

O perfil do Facebook é diferente do Twitter: pessoas postam informações mais completas, fazem um círculo de amizade, reúnem familiares que trocam informações entre eles.

Apesar deste perfil mais pessoal, o Facebook é muito utilizado por empresas, que já descobriram seu potencial de divulgação.

Um fato interessante é o crescimento negativo que o Facebook está tendo nos últimos tempos, inclusive perdendo usuários mais jovens que não gostam de ter informações pessoais divulgadas.

Grande parte dos usuários das Redes Sociais possuem conta no Facebook. Considero o Facebook como  a segunda rede de maior influência na Internet.

O Facebook deverá também ser utilizado em sua Estratégia de Marketing e Divulgação.

Para uso profissional, o Facebook permite a divulgação de anúncios e mensagens patrocinadas. Estes serviços podem ser contratado no próprio Facebook.

Resumindo: O Facebook é a Rede Social onde pessoas conversam entre si, postando e compartilhando informações interessantes, tanto profissionais quanto pessoais.

Linkedin:

 Linkedin é uma plataforma nas Redes Sociais, com mais de 330 milhões de participantes, conectando profissionais e empresas das mais diversas áreas de especializações.

O Linkedin é muito mais que apenas um local para a procura de emprego ou melhoria de posição profissional:  Disponibiliza excelentes ferramentas para os negócios e  para o desenvolvimento e divulgação do Perfil do Profissional.

Profissionais trocam informações em suas áreas de interesse, gerando oportunidades de estarem sempre atualizados, trocando informações úteis com seus contatos e grupos.

Você poderá criar seu Perfil Profissional pessoal ou de seu negócio no Linkedin.

Não deixe de participar do Linkedin, uma poderosa Rede Social.

Meu Perfil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/arnaldomefano

Em tempo: Leia o e-Book (grátis):  “Guia para um Perfil de Sucesso no Linkedin”.

Google+:

Esta é outra Poderosa Rede Social, que no meu ponto de vista concorre diretamente com o Facebook.

Com mais de 540 Milhões de usuários e com taxa de crescimento de cerca de 6%, é uma Rede Social que deve ser utilizada por todos.

Participando regularmente do Google+ fará com que você e seus negócios sejam indexados e indicados pelo Google, quando usuários realizarem pesquisa pela Internet.

O Google+ permite a criação de cadastro de seguidores por áreas de atuação (chamadas de Círculos). Você poderá  criar várias categorias de  seguidores e divulgar informações de forma segmentada, por áreas de interesse.

Com exemplo, criei   círculos de amigos, alunos, Profissionais de Marketing, Pesquisadores, familiares, entres outros.

Este procedimento facilita muito meu dia a dia, pois envio  mensagens para os círculos que possuem usuários com interesse nos assuntos divulgados.

Instagram:

O Instagram é uma Rede Social orientada para a divulgação de fotos e imagens, sendo a rede com maior índice de crescimento: cerca de 23%

Utilizo frequentemente o Instagram, publicando mensagens com fotos que tiro diretamente com meu Smartphone.

O Instagram possui a facilidade de republicar  fotos e mensagens automaticamente no Twitter e Facebook. Gosto e  utilizo muito este recurso: Tiro uma foto, adiciono um texto e publico no Instagram. Automaticamente o Instagram republica em minhas contas do Twitter e Facebook.

Deste modo, meus seguidores do Instagram, Twitter e Facebook visualizam minhas  publicações.

Tenho notado que recentemente aumentou muito o número de pessoas com interesse no Instagram. A todo momento um novo usuário solicita minha aprovação para seguir meu Instagram.

Pinterest:

Esta  é uma Rede Social orientada a divulgação de imagens, produtos, moda, etc.

Considero o Pinterest o local ideal para a divulgação de imagens de produtos que são comercializados por empresas e lojas, fotos orientadas a moda, imagens de pratos de restaurantes, entre outros.

O interesse por uma imagem levará usuário ao site de sua empresa.

Conheço lojas de roupas, restaurantes, lanchonetes, lojas de animais, de peças de motos e automóveis, que utilizam o Pinterest com finalidade de divulgação e marketing.

O Pinterest permite também que o visitante marque e guarde  imagens  interessantes, criando assim sua biblioteca pessoal de imagens de  interesse.

YouTube:

Esta é a Rede Social orientada a divulgação de vídeos e pequenos filmes.

Muitas empresas utilizam o YouTube para a divulgação de vídeos apresentando seus produtos e como utilizá-los, pequenos comerciais, etc.

Frequentemente publico minhas apresentações em vídeos, o que proporciona grande  retorno  de visitações ao meu Blog e site. 

O YouTube é também muito utilizado para divulgação de mini cursos e treinamentos.

Slideshare:

O Slideshare é uma Rede Social para você divulgar apresentações.

Por exemplo, uma apresentação em Powerpoint poderá ser convertida e disponibilizada no Slideshare.

Os principais artigos que publico em meus Blogs são também publicados no Slideshare em formato PDF.

O Slideshare oferece a facilidade de publicar automaticamente no Linkedin.

Este é um recurso que sempre utilizo, você também deverá utilizá-lo, aprimorando assim as informações em seu perfil no Linkedin.

A utilização do Slideshare trará grande retorno e reconhecimento de seus trabalhos.

“Redes Sociais: Poderosa Ferramenta de Marketing e Divulgação”

Utilize as Redes Sociais, seja um usuário ativo e você ficará surpreso no retorno proporcionado.

Observe e aprenda com as próprias Redes, esteje sempre presente, uma das premissas básicas para sua popularidade nestas plataformas.

Mão na massa e “APROVEITE” todos os recursos das Redes Sociais, que são disponibilizados gratuitamente.


Vamos Expandir seus Negócios: Eu posso ajudá-lo a construir um negócio de sucesso, a melhorar o desempenho, faturamento e lucro. Saiba como, Leia isto.


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Filed Under: Divulgação da Empresa, Estratégia Marketing, Instagram, Linkedin, Marketing Digital, Redes Sociais, Twitter

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