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Como Fazer um Blog – O Melhor Guia Grátis

Quer saber como começar um Blog, as etapas envolvidas? Você está no local certo.

Você aprenderá como começar seu Blog, como desenvolver e implantá-lo, como fazer com que funcione eficientemente, como encontrar seu público alvo e ganhar dinheiro com o Blog.

Porque Você DEVE Possuir um Blog ?

Sempre encontro publicações afirmando que devemos possuir um Blog. Não explicam o porque e muito menos o que vem a ser o Blog.

BLOG:

É o local onde são publicadas informações, artigos, vídeos, Podcast  para que  pessoas (público alvo) tenham acesso direto a estas informações.

O Blog é o local de referência ao “conhecimento” , o local onde seu público alvo sempre estará retornando, em busca de novas informações.

Associando o Blog aos seus negócios, você terá  em mãos uma excelente ferramenta de Marketing e Divulgação.

Cada vez que um conteúdo for publicado, você poderá avisar as pessoas sobre esta publicação. Elas sempre estarão se lembrando de você, do seu negócio.

O Blog é um Site diferente, fácil de ser utilizado e mantido. Seu objetivo: divulgação de assuntos de interesse ao público alvo.

As  facilidades para  publicar conteúdos e  sua manutenção são algumas das  vantagens do Blog. Não requer conhecimentos avançados, possui interface amigável com o usuário.

Qualquer pessoa, com treinamento adequado, pode administrar e publicar informações e artigos em um Blog.

Com o passar do tempo e com dedicação, o Blog se tornará o ponto de referência para os assuntos abordados, passando também a ser  sua referência.

Você não é um Escritor, é um Blogger (Blogueiro)

Você não precisa ser um escritor, mas certamente deve possuir competência para escrever e expor suas ideias.

Escrever em um Blog é  diferente das escritas que você realiza diariamente, ou no tempo de escola.

Seus textos devem atrair a atenção dos leitores, deve proporcionar conhecimentos úteis. Deve  atraí-los de modo que sempre acompanharem suas publicações.

Proporcione soluções para os problemas das pessoas, e você terá um público fiel, que sempre retornará. O Blog o ajudará nesta tarefa.

O que faz o Blog ser Diferente de um Site?

Conteúdo:

O conteúdo do Blog é atualizado frequentemente. Isto não  ocorre no Site.

As frequentes atualizações atrairão visitantes, que sempre retornarão interessados nos novos conteúdos.

O Blog é Dinâmico, o Site Estático.

Sindicalização:

Nem sempre a leitura das publicações são feitas através dos navegadores da Internet. O acompanhamento e leitura  poderão também serem realizadas através de Feeds.

Eles avisam e mostram os novos conteúdos, assim que são publicados. Não é necessário acessar sites e blogs para saber se existem novas publicações.

Comentários e Troca de Informações:

Esta é uma das fortes ferramentas do Blog. Permitir que comentários sejam publicados por leitores e visitantes.

Deste modo, as pessoas  participam  trocando informações entre elas (e com você). Estas informações ficam registradas, permitindo  que outros visitantes também se beneficiem.

Esta é uma excelente ferramenta para atrair visitantes.

Vamos a Alguns Exemplos:

Se você é  fotografo, um Blog sobre dicas e técnicas sobre fotografar trará retorno de pessoas (e possíveis clientes) com interesse em fotografia. Você terá  a oportunidade de expor seus trabalhos e fotos.

Se você trabalha com gastronomia, um Blog com suas receitas prediletas, dicas de como conservar ingredientes por exemplo, serão ótimas referências de sua experiência nesta área.

Através das informações publicadas,  você  “Construirá” sua Reputação em suas áreas de atuações.

A Diferença entre Blog e Site

Possuir um blog é bem diferente de possuir um site.

No site,  atualizações são realizadas eventualmente, quando ocorrem mudanças ou quando existem atualizações de  produtos ou  serviços.

No Blog, o propósito é a divulgação periódica de informações. Quem  o acessa, procura por informações de assuntos de  interesse.

O Blog deve sempre estar atualizado. O visitante não retornará a um Blog que não possua conteúdos atualizados.

ivulgando  periodicamente informações interessantes, você atrairá visitações  criando  o vínculo  Visitantes x  Seus Negócios.

Em poucas palavras: o Blog desempenha a Importante função de Marketing de Divulgação.

Estudo de Caso:

Possuo 4 blogs orientados a diversas áreas.  Visitantes possuem acesso aos artigos que publico regularmente.

Disponibilizo facilidades orientadas aos visitantes, formulário de cadastro,  botões para compartilhamento nas Redes Sociais, etc.

Visitantes são incentivados a se cadastrar (serão avisados sempre que um novo conteúdo for publicado).

Com este recurso, possuo o cadastro de mais de 7.000 usuários, com interesse direto nas informações divulgadas.

Periodicamente  estas pessoas recebem  avisos  de novas publicações. Estão também se lembrando do Blog e dos negócios a ele vinculados.

O Blog é o melhor meio para criar e divulgar informações relacionadas ao seu próprio negócio.

nformações importantes, dicas, artigos com conteúdos interessantes, vídeos entre outros  serão suas referências aos visitantes do Blog: Clientes atuais e futuros clientes.

Mantenha o Blog sempre atualizado, adicione sempre novas informações. Assim você despertará o interesse de todos,  garantindo  o retorno dos visitantes.

As Vantagens do Blog para Você e Seus Negócios:

A Principal Vantagem

A existência do  Blog  ajudará os mecanismos de procura (o Google por exemplo)   a localizar e indexar seu site, colocando-o em posição mais alta em sua ordem de escolha (ranking).

Ponto de Referência

Clientes e visitantes (futuros clientes) terão um ponto de referência para a consulta de informações.

Estarão também indicando o Blog para  amigos e conhecidos, bem como compartilhando e indicando os artigos nas Redes Sociais.

Comunidade com Novos Visitantes

Blog é uma ótima ferramenta para a geração de comunidade de novos usuários. Através do Blog e de suas publicações, você mostrará conhecimento e domínio nos assuntos abordados. Um atrativo para seus negócios.

Retorno dos Visitantes

Os clientes e pessoas cadastrados retornarão sempre. Também se lembrarão de você e dos seus negócios.

Disponibilizando serviço de cadastro aos visitantes, ao longo do tempo você terá uma base de dados com usuários que possuem interesse direto pelos assuntos publicados.

Você estará construindo sua “Lista Social”, passando a conhecer seus leitores.

Você estará também enviando emails para esta  Lista Social de Leitores,  avisando-os a cada novo artigo publicado.

Este simples procedimento, garantirá o retorno das pessoas ao seu Blog e, consequentemente ao seu negócio.

Aumento de Vendas e Serviços

O Blog ajuda na atração de novos clientes, consequentemente no aumento das vendas / serviços.

Visitantes Conhecerão melhor os seus negócios

Visitantes do Blog passarão a conhecê-lo melhor, antes de entrarem em contato direto  com você.

Divulgação da Área de Atuação

Através do blog, você estará compartilhando ideias com um grande número de pessoas.

Através das informações publicadas, você mostrará Conhecimento em seu campo de atuação. Estará construindo sua Reputação em  suas áreas de conhecimento.

Ferramenta Poderosa para Pesquisas de Mercado

O Blog é uma ferramenta fantástica para verificação de  mercado.

Com as ferramentas de análise de audiência e popularidade dos conteúdos publicados, você terá a visão das áreas de interesse dos visitantes, podendo focar seus negócios nestas áreas.

Motivação

Você estará motivado a escrever sobre novos assuntos, mantendo-se sempre atualizado. Estará também sempre aprendendo algo novo.

Blog é Confiável

A maioria das pessoas  consideram as informações disponibilizadas em Blogs mais confiáveis do que informações publicadas em sites.

Costumo dizer: Sites são Estáticos, Blogs são Dinâmicos

Participação dos Visitantes

Habilitando os comentários no Blog, você terá um ferramenta poderosa para conhecer melhor seus visitantes  e suas necessidades.

Reputação

Ao longo do tempo e baseado nas informações publicadas, você solidificará  sua Reputação.

Conteúdos interessantes serão consultados e compartilhados pelos visitantes, que provavelmente passarão a lhe seguir.

Estas informações serão sua referência pessoal e profissional.

O Blog passará a ser conhecido e comentado, tornando-se  referência na sua área de conhecimento.

O que Você está Esperando:  Vamos Criar um Blog!

A Identidade do Blog

Você quer possuir um Blog de Sucesso, O Seu próprio Blog ?

Melhor ainda, que tal você mesmo implementar este Blog?

Está pronto? Vamos então aprender como desenvolver e implementar o seu Blog.

Primeiro Passo: o Nome e Registro do Domínio

Domínio é o nome que identifica o  Blog na Internet.

Possuir um nome próprio é importante, principalmente no ponto de vista de Marketing e Divulgação. Veja o exemplo deste Blog:

O domínio é artedoblog.com.br

Utilizar um nome próprio para o acesso do Blog é um excelente modo de fixar sua identidade na Internet. É também importante no ponto de vista de Marketing e Divulgação.

Possuindo um domínio próprio, você também o utilizará na identidade do endereço de e-mail.

Vamos  comparar dois exemplos: os endereços de e-mail artedoblog@hotmail.com e artedoblogo@artedoblog.com.br

Quando olhamos para  o primeiro endereço, logo pensamos: Que empresa é esta que não possui  identidade própria na Internet ? Será que ela é confiável?

O mesmo ocorre com o endereço de acesso ao  Blog.

Muitas pessoas, empresas e prestadores de serviços falham em utilizar os serviço dos e-mails genéricos. Não possuem seu próprio nome (sua identidade) na Internet.

Mais adiante veremos porque possuir um domínio próprio é importante para os mecanismos de procura, o Google por exemplo..

As Vantagens do Domínio Próprio:

Quando usuários visitam o Blog com domínio próprio, a credibilidade das informações lá publicadas estão associadas ao nome do domínio.

A reputação gerada através do tempo e a credibilidade das informações  publicada estarão sempre associadas ao nome do domínio.

Como Registrar um Domínio Próprio

Registrar um domínio próprio  é uma tarefa muito fácil de ser realizada.

O primeiro passo: Escolha o nome que você deseja registrar.

Pense bem no nome que será usado. Selecione mais de uma opção e, ao identificar o nome escolhido, aguarde alguns dias para ver se esta realmente será a sua escolha final.

Não tenha pressa.

Por experiência própria, os primeiros nomes selecionados quase sempre não são os nomes definitivos. Antes de escolher o nome deste Blog, passei semanas pensando em outros nomes (que foram depois descartados).

Segundo passo:

Ao selecionar o nome de seu domínio, realize consulta verificando se ele está disponível. Verifique no site Registro.BR.

Para negócios e empresas, preferência aos domínios .COM.BR

Outras tipos de domínios estão disponíveis como por exemplo para  engenheiros, médicos, indústrias e fábricas, etc. Mais informações: https://registro.br/dominio/categoria.html

Para realizar o registro será necessário criar uma conta no Registro.BR. Crie sua conta e forneça os dados solicitados.

A partir deste momento, você passa a ser o Administrador de seu domínio. NÃO divulgue a senha de acesso para terceiros, ela é a sua segurança.

Você receberá boleto para pagamento da anuidade do domínio registrado.

Pronto. O nome escolhido foi registrado e está garantido: Passou a ser um domínio de sua propriedade.

Obs:

Se for conveniente, a empresa que hospedará seu domínio poderá realizar o registro do domínio para você.

Pessoalmente, acho o processo de registro de domínio tão simples e fácil, que você mesmo o fará, sem problemas.

Por questões de segurança, prefiro fazer pessoalmente o registro de meus domínios.

Dicas Úteis:

Ao longo do tempo o número de visitações ao seu Blog aumentará, despertando o interesse do público visitante e também de terceiros.

Recomendo que você também faça  registro dos domínio com as terminações .COM, .NET e .ORG.

O valor anual pago pela renovação de registros é bem baixo, e garantirá sua segurança, prevenindo problemas futuros.

Pense também em nomes similares, e registre-os.

O próximo passo será a escolha do serviço que hospedará seu domínio, seu Blog

Hospedagem

A Escolha do Serviço para Hospedagem do Blog

A escolha correta da empresa que hospedará seu domínio, e consequentemente seu Blog,  é  importante.

Um serviço de hospedagem “lento” causará demora para apresentar seu Blog.

A hospedagem escolhida deverá possuir serviços otimizados para a plataforma WordPress – A plataforma onde você desenvolverá seu Blog.

Procure por referências através da Internet, em seus contatos nas redes sociais, de quem já possui um Blog.

Há pouco tempo tive sérios problemas na hospedagem de um de meus Blogs.

Leia o artigo onde descrevi o que ocorreu e as soluções que adotei: Site e Blog Fora do Ar – Meu Período de Inferno Astral

Escolha do Plano de Hospedagem que atenda suas Necessidades:

O serviço de hospedagem escolhido oferecerá diversos planos, com capacidades de armazenamentos e quantidades de endereços de emails diferentes.

Conhecer qual será a necessidade inicial de espaço de armazenamento e quantos endereços diferentes de e-mails você necessitará, definirá qual o plano a ser contratado.

Não se preocupe se você não possui estas informações logo no início. A qualquer momento você poderá modificar seu plano de hospedagem ou capacidades de armazenamento e número de endereços de emails existentes.

Verifique também se o serviço de hospedagem escolhido  disponibiliza facilidades para instalação automática da plataforma WordPress.

Pontos Importantes na Hospedagem, a Serem Observados:

Pronto: Você está preparado para iniciar os trabalhos na Internet, desenvolvendo e publicando seu Blog.

Instalação WordPress – Aparência – Temas

O Blog é o seu cartão de visita, e também de seus negócios. Ele é a porta de entrada dos clientes atuais e de novos clientes.

Blogs com aparência  não profissional, pobres em conteúdos, comprometerão sua imagem e não atrairão visitantes.

Pare e pense nos Blogs que você já visitou e que não atenderam suas expectativas. Dificilmente você voltará para consultá-los novamente.

Aparência profissional, facilidades de navegação e de divulgação são recursos implementados através de facilidades denominadas  Temas e Plugins.

Temas:

Os Temas definem a aparência do Blog, seus recursos visuais e as facilidades de apresentação, navegação, a interface com o usuário.

PlugIn:

Os plugins são aplicativos  orientados para  finalidades específicas.

Alguns Exemplos de Plugins:

Praticamente tudo é implementado com o uso de Plugins.

Bem, chega de papo e vamos para as etapas do desenvolvimento do Blog.

A Instalação da Plataforma WordPress

O WordPress é a plataforma de desenvolvimento e apresentação do Blog.

Sua grande  vantagem é  ser amigável e orientada ao usuário, não sendo necessários conhecimentos de linguagens de programação. O WordPress é grátis.

A instalação do WordPress  é bem simples. É disponibilizada pela empresa que hospedará seu Blog.

Acessando o Painel de Controle do serviço contratado, você encontrará a opção de instalação automática do WordPress.

Basta um clique, responder algumas perguntas e pronto

Tendo dúvidas nesta etapa, solicite auxílio do suporte da hospedagem contratada.

A Escolha da Aparência do Blog – Os Temas

A apresentação visual do Blog é um ponto de grande importância.

Os Temas realizam esta tarefa.

O Blog deve proporcionar facilidades de navegação, possuir aparência “Confortável” e “Leve” para quem os visita.

O Tema escolhido deve proporcionar  facilidades para instalação, configuração e utilização de aplicativos (Plugins) , publicação, identificação dos autores, entre outras facilidades.

Existe grande variedade de Temas: pagos, grátis, simples, avançados. Alguns Temas são limitados, não oferecendo todas as facilidades necessárias. Outros são completos, com inúmeros recursos.

Após a instalação da plataforma WordPress, o primeiros passos deverá ser a escolha do Tema a ser utilizado.

Os Temas são basicamente páginas desenvolvida em linguagem HTML, divididas em partes e com aparências pré-definidas.

O Tema define a apresentação visual básica, proporcionando também facilidades para definição de colunas, cores, cabeçalhos, rodapés, flexibilidade na redefinição destes parâmetros, facilidades para utilização de Plugins, etc.

Quando iniciei o desenvolvimento de meus Blogs, utilizei alguns Temas gratuitos

A medida que fui me aprofundando no mundo dos Blogs, verifiquei a necessidade de utilização de  recursos mais avançados, recursos estes não suportados pelos Temas gratuitos.

A limitação que inicialmente não era por mim percebida, ao longo do tempo foi notada: Impossibilitava a apresentação desejada.

Os recursos avançados que eu pretendia utilizar estavam disponíveis nos  Temas Profissionais.

Imediatamente adquiri os Temas que atendiam minhas necessidades e passei a utilizá-los.

Se pretendemos manter um Blog com recursos avançados e profissionais, devemos utilizar Temas Profissionais.

Através do próprio WordPress você poderá escolher seu Tema, bastando ir ao site  WordPress.org  e verificar os Temas lá disponibilizados. Uns grátis, outros não.

Adianto a vocês que o mundo dos Temas é enorme, com milhares de Temas disponíveis. Muitos  certamente atenderão suas necessidades

Você pode iniciar com um Tema simples, trocando-o ao longo do tempo. Foi o procedimento que adotei no passado.

Algumas indicações de empresas que disponibilizam Temas Profissionais:

Utilizo Temas adquiridos da Genesis Framework / StudioPress, os meus preferidos.

Nota:

Os Temas Gratuitos:

Meu tempo de utilização dos Temas gratuitos foi bem curto, aconselho a utilização dos Temas profissionais.

Esteja certo que você estará poupando bastante tempo no futuro, quando sentir a necessidade de utilizar recursos mais avançados.

Os Temas profissionais são encontrados na Internet. Acesse os sites de seus fabricantes e verifique as funcionalidades de cada um deles.

Escolha então o que melhor atende suas necessidades.

Conhecendo algum Blog com a aparência que você deseja, tente contato com o administrador deste Blog, pergunte qual o tema foi utilizado.

Uma Dica:

Selecionei a empresa da qual adquiri os Temas que utilizo, visitando Blogs que me agradavam, e que tinham aparências que também atendiam minhas necessidades.

Nestes Blogs, procurei por informações do Tema utilizado.

Escolhendo, Instalando  e Configurando o Tema

Temas profissionais não são caros, mas custam dinheiro.

Analise bem o visual do Tema escolhido, não realize a compra por impulso.

Os fabricantes dos Temas sempre disponibilizam demonstrações, mostrando os recursos e funcionalidades. Navegue pelo DEMO, veja suas facilidades e funções.

Escolhendo um Tema, aguarde e retorne depois de um período de tempo. Verifique novamente se ele continua a agradar, atendendo suas necessidades.

Evite ficar trocando de Tema periodicamente. Você estará modificando o visual de seu Blog, em outras palavras, sua Identidade Visual.

Cuidado com os Temas grátis e com os de baixos custos. Este é um investimento que você realizará uma vez, capriche nesta escolha.

Instalando o Tema Escolhido

A instalação e manutenção do Tema é realizada através do item “Aparência”/ “Temas” existente no Painel de Controle do WordPress.

Siga as orientações recebidas, quando da aquisição do Tema.

O processo de instalação é rápido e fácil de ser realizado.

Completando os dados de Configurações do Tema

O preenchimento dos dados solicitados em Configurações Gerais (Configurações / Geral ) é importante e será o próximo passo a ser executado.

Vamos ver os itens mais importantes:

Título do Blog:

Este é o título que aparecerá na parte superior do Blog, em outras palavras, o nome do Blog, o nome do domínio registrado.

Descrição:

A descrição aparecerá logo abaixo do Título. Coloque uma boa descrição que informe de modo claro qual o objetivo do Blog.

Outras Configurações

Nos outros itens de Configurações (escrita / Leitura / Discussão, etc) de uma olhada em todos eles, configurando-os segundo suas necessidades.

Discussão:

Este é um ponto que merece nossa atenção.

Permitir que outros usuários possam publicar  comentários, sugestões e dúvidas é importante para a participação de todos.

Entretanto você deverá ter o cuidado de não permitir que um comentário seja postado diretamente pelo usuário e sim que  necessite de sua aprovação – Moderação – antes que seja mostrado publicamente.

Deste modo você estará protegendo o Blog contra publicação indevidas e mal intencionados.

Instalando o Tema Escolhido

A instalação e manutenção do Tema é realizada através do item “Aparência”/ “Temas” existente no Painel de Controle do WordPress.

Configure a opção de ser necessária a Moderação e também para que você receba email quando alguém publicar comentários ou quando comentários aguardarem moderação.

Seguindo este procedimento, você e seu Blog estarão protegidos.

Siga as orientações recebidas, quando da aquisição do Tema.

O processo de instalação é rápido e fácil de ser realizado.

Completando os dados de Configurações do Tema

O preenchimento dos dados solicitados em Configurações Gerais (Configurações / Geral ) é importante e será o próximo passo a ser executado.

Vamos ver os itens mais importantes:

Título do Blog:

Este é o título que aparecerá na parte superior do Blog, em outras palavras, o nome do Blog, o nome do domínio registrado.

Descrição:

A descrição aparecerá logo abaixo do Título. Coloque uma boa descrição que informe de modo claro qual o objetivo do Blog.

Outras Configurações

Nos outros itens de Configurações (escrita / Leitura / Discussão, etc) de uma olhada em todos eles, configurando-os segundo suas necessidades.

Discussão:

Este é um ponto que merece nossa atenção.

Permitir que outros usuários possam publicar  comentários, sugestões e dúvidas é importante para a participação de todos.

Entretanto você deverá ter o cuidado de não permitir que um comentário seja postado diretamente pelo usuário e sim que  necessite de sua aprovação – Moderação – antes que seja mostrado publicamente.

Os Plugins

“Plugins são aplicativos que proporcionam funcionalidades ao Blog.”

Uma infinidade de Plugins, alguns grátis outros pagos, estão disponíveis para serem incorporados ao WordPress, dando mais funcionalidades ao Blog.

Existem diversos Plugins grátis de excelente qualidade, atendendo quase todas as necessidades do Blog.

Outros são pagos, como por exemplo o Plugin que utilizo para realizar as cópias de segurança de meus Blogs.

Ele é um Plugin importante, pago, e que vale cada centavo do seu valor.

Alguns Plugins são importantes para o melhor desempenho do Blog, sua divulgação e segurança.

Aqui estão algumas  indicações, você os localizará realizando a procura por seus nomes na área Plugin da sua plataforma WordPress:

GetSocial:

Este Plugin permite que visitantes do Blog compartilhem nas redes sociais os artigos de sua preferência.

Shareaholic / Social Warfare:

Plugins para o compartilhamento de informações nas Redes Sociais.

Simple Social Icons:

Com este Plugin usuários terão informações das suas Redes Sociais, possibilitando que as sigam.

WP User Avatar:

Este Plugin permite que sua foto pessoal seja mostrada na área de Autor do Blog.

Backubuddy:

Este é um Plugin que não pode faltar em nenhum Blog.

Ele realiza o backup (cópias de segurança) de todo o conteúdo do blog em intervalos de tempo pré-definidos.

Possui facilidades para que você guarde com segurança a cópia de backup na computação nas Nuvens, DropBox por exemplo.

Backup Pro:

Este é outro Plugin de peso, que também utilizo em meus Blogs.

Em ambas as indicações acima você poderá programar para que as cópias de segurança sejam realizadas automaticamente, em dias e horários pré-definidos.

Uma DICA: Indicação de Plugins

Acompanhe as indicações de bons Plugins existentes em muitos Blogs orientados ao WordPress. Conheci diversos  Plugins que utilizo atualmente, através destas indicações.

Cuidados ao Utilizar os Plugins:

Milhares são os Plugins disponíveis para uso no WordPress.

Você encontrará Plugins para as mais diversas finalidades. Caberá a você saber selecioná-los.

Com o tempo, você notará que muitos Plugins são bem “Fracos” não atendendo totalmente suas necessidades. Outros não realizam todas as funções  anunciadas.

O ponto positivo é que podemos instalar, ativar, desinstalar ou desativar um Plugin a qualquer momento.

Ao escolher um Plugin para seu uso, verifique as opiniões de outros usuários. O próprio site do desenvolvedor do Plugin possui estas informações.

Atenção para não sair instalando tudo que “Aparenta” ser útil, sobrecarregando seu blog e tornando-o lento.

Um artifício que utilizo é observar os recursos interessantes existentes em outros Blogs.

Tento então identificar qual Plugin foi utilizado. Identificando-o, vou ao site de seu desenvolvedor e verifico suas funcionalidades e opiniões de outros usuários.

Tendo então minha aprovação, realizo a instalação e logo após faço meus testes.

Caso não atenda minhas expectativas, imediatamente o elimino: Rápido e Prático.

Bons Plugins são importantes e úteis: Seu Blog mais dinâmico, seguro e convidativo para os visitantes.

Pronto, escolhemos os Plugins importantes para o Blog.

Iremos  abordar assuntos sobre as configurações de aparência, Os Widgets (ferramentas) e outros recursos importantes do Blog.

Widgets

Widgets são  os componentes da interface gráfica do Blog com o usuário.

Widgets são componente da interface gráfica do usuário (GUI), que incluem janelas, botões, menus, ícones, barras de rolagem, etc

Em outras palavras, as facilidades de visualização que observamos na página de entrada dos Blogs, nas colunas laterais, cabeçalhos e rodapés.

Por exemplo, observe neste Blog o painel superior onde existe título ,  coluna no lado esquerdo com diversas facilidades: O Bem Vindo, local para cadastro, Publicações Recentes, etc.

A produção visual da página principal, também é implementada através de recursos de Widget que o Tema utilizado disponibiliza.

Agora entendemos porque a escolha de um Tema Profissional é importante. Ele disponibiliza diversas facilidades para serem utilizadas como recursos visuais.

Muitos Temas não permitem a utilização de Widget ou os permitem com muitas restrições.

Ao escolher um Tema, verifique quais facilidades relacionadas aos Widgets que ele disponibiliza. Este é um ponto Importante a ser levado em consideração.

Esta é uma das razões do porque  devemos ter muito cuidado quando da seleção do Tema utilizado.

Dica: Verifique as funcionalidades existentes nos Temas, através dos demonstrativos que os desenvolvedores disponibilizam.

Ao configurar o Tema, escolha quantas colunas laterais deverão ser apresentadas. Uma coluna, duas colunas, sem nenhuma coluna lateral, etc.

Se existem colunas laterais, você poderá escolher o que será apresentado em cada uma delas. Bastará escolher o Widget  que contém o tipo de apresentação desejada para estas colunas.

Por exemplo, para apresentar o campo  “Pesquisa”, leve a caixa “Pesquisa” para a coluna onde ela será apresentada. Para colocar um Texto no Rodapé, leve a caixa Texto para o Rodapé.

Várias são as opções  para a configuração dos conteúdos mostrados na página principal, nas colunas laterais e rodapé.

Os desenvolvedores de Temas disponibilizam manuais de utilização . Nos manuais você encontrará informações detalhas sobre o uso e configuração do Tema, dos Widgets e muitas outras informações. Leia o manual, ele poupará muito trabalho e tempo. Se você tentar configura o Tema sem as dicas de desenvolvedor, certamente terá muito trabalho.

De Asas para sua imaginação e divirta-se configurando seu Blog !

Email Marketing – Cadastro Visitante

O assunto Email Marketing merece um capítulo especial, tamanha é a sua importância

Abro uma brecha com esta publicação, já que um dos pontos de extrema importância no Blog, que merece toda nossa atenção, é formar a base de clientes cadastrados e fidelizados para contatos futuros.

O Objetivo do Email Marketing: O Cadastro dos Visitantes.

O Email Marketing é a ferramenta utilizada para o cadastro dos visitantes. Uma Lista de emails será criada. As pessoas cadastradas receberão regularmente informações enviadas por você.

Sua lista de email é vital para o sucesso do Blogs.  É o modo mais direto para você se comunicar com seus fãs e futuros usuários.

Através deste cadastro. você estará criando sua Base de Dados dos visitantes que possuem interesse nos assuntos divulgados. Eles terão a oportunidade de serem avisados sempre que um novo conteúdo for publicado. Cada vez que esta pessoa receber email com esta informação, ela estará também recordando de seu Blog.

Note a importância desta ferramenta: Pessoas com interesse nos assuntos que você publica estão dando autorização para serem avisados sempre que houver  novidades.

Este aviso será feito através do envio de emails diretamente para elas.

O Email Marketing deve ser o principal recurso a ser implementado no Blog. O sucesso do Email Marketing será o sucesso do Blog.

Diversas  empresas  disponibilizam Serviços Profissionais de Email Marketing.

Técnicas diferentes podem ser utilizadas na publicação dos formulários de cadastro do visitante, como por exemplo formulários fixos, formulários que são apresentados após um tempo pré-determinado, quando o visitante se prepara para abandonar o Blog, etc.

Os bons serviços de Email Marketing disponibilizam também facilidades que mostram dados estatísticos e importantes para o acompanhamento da evolução do Blog:  Número de pessoas que abriram o email que você enviou, número de pessoas que acessaram um determinado link existente no email enviado, etc.

Aqui estão minhas indicações de serviços de E-mail Marketing

E-Goi

Este é o serviço que utilizamos. Interface amigável, em português, e recursos avançados de E-mail Marketing e Automação de Marketing. Ao migramos do MailChimp para o E-Goi, verificamos grandes vantagens em sua utilização. Faça um teste grátis desta maravilhosa plataforma:

MailChimp

Outro excelente serviço, com ótima interface de comunicação com o usuário. As facilidades de geração do visual dos formulários e mensagens são de fácil utilização, mesmo para o iniciante. Possui a vantagem de ter plano gratuito, com algumas limitações, para listas com até 2000 usuários, porém com recursos limitados.. Disponibiliza também ótimos recursos de controles estatísticos do desempenho das campanhas, bem como programação de dia e hora para o envio das mensagens.

GetResponse

Serviço profissional e avançado de Email marketing com ótimos recursos de geração visual da campanha, formulários e controles estatísticos. Disponibiliza excelentes recursos de desenvolvimento e acompanhamento, sendo atualmente um dos preferidos dos Blogs de “Peso”.

Para completar os serviços de Email Marketing, você pode (e deve) também contratar os serviços que disponibilizam Formulários Dinâmicos: Os formulários que são apresentados para o cadastro do visitante

Os Formulários Dinâmicos possibilitam a apresentação de formulários profissionais, com inúmeros recursos.

Por exemplo, quando o leitor chegar a 50% da página, um formulário de cadastro é mostrado.

Outro exemplo é a apresentação do formulário de cadastro após um tempo pré-programado ou quando a pessoa estiver preste a sair do Blog.

Os formulários dinâmicos são altamente eficientes, convertendo muitos visitantes em usuários cadastrados.

Eles possuem recursos bem mais avançados para a apresentação dos formulários de cadastro do visitante, se comparados aos dos serviços de Email Marketing.

Aqui estão minhas recomendações de serviços para apresentação dos Formulários Dinâmicos.

Os 3 primeiros são os meus preferidos:

Estratégias de Email Marketing

O Email Marketing é a divulgação de produto,  serviços ou conteúdos para seu Público Alvo.

Este público alvo, através da Lista de Email criada pelo serviço de Email Marketing (que autorizou o recebimento de suas informações quando do cadastro) receberá conteúdos enviados por você, pelo seu negócio.

A Lista de Email é Vital para o Sucesso dos Negócios. É o canal direto de comunicação com  o Público Alvo.

Um erro muito comum é deixar a criação da Lista de E-mail para depois. Com este “Pensamento”, você estará perdendo Tempo e Oportunidades de Alavancar o Sucesso doBlog.

Inicie Imediatamente

Se você está criando um Blog, inicie imediatamente a criação da Lista de Email através dos serviços de Email Marketing.

Se você já possui um Blog e não possui uma Lista de Email, está esperando o que?

Sua Lista de Email já é realidade, vamos nos preparar para o envio regular de conteúdos.

Escolha dos Assuntos

Os assuntos são a base para suas publicações, Vídeos, Podcast e outras divulgações.

Os assuntos escolhidos serão o foco de suas criações, concentre-se nele.

Procure seguir uma sequência de ideias, baseadas nos assuntos escolhidos. Assim, os leitores não se sentirão perdidos quando um nova publicação for divulgada.

Cuidado com as distrações e empolgações. Um deslize e facilmente o Assunto Foco será abandonado.

Regras Básicas garantirão o Sucesso:

Mesmo que você não domine totalmente os assuntos escolhidos, a cada nova publicação você estará se aprofundando e aprimorando seu conhecimento neles.

Atraindo o Visitante

Qual o atrativo para que o visitante se cadastre em seu Email Marketing?

Se você respondeu “As informações e Conhecimentos Publicados”, você está enganado.

Apenas um pequeno percentual de visitantes  se cadastrarão apenas devido as informações e conhecimentos.

Ofereça Algo a Mais.

Um pequeno Atrativo fará grande diferença.

Aqui estão alguns exemplos. 

As opções são ilimitadas. De asas para sua imaginação. Crie.

Importante: Qualidade é Melhor que Quantidade

Segurança

O que você faria se descobrisse que seu Blog está fora  ar, indisponível para acesso pela Internet ?

Provavelmente verificaria com a empresa de hospedagem o que está ocorrendo.

E se o problema não for da hospedagem, e sim porque seu Blog foi invadido, impossível de colocá-lo no ar novamente?

Esta é uma situação que ocorre com bastante frequência. Blogs e sites que não possuem a devida proteção são invadidos saindo do ar ou sendo modificados por terceiros.

Não se desespere, existem recursos e serviços de proteção, que garantirão a segurança de seu Blog.

Proteção de Acesso

Armazenar Senhas

O primeiro passo da segurança começa em casa, proteger o acesso indevido da plataforma do Blog.

Nome de usuário e respectiva senha devem ser guardados em local seguro, onde apenas você terá  acesso.

Nada de anotar em um pedaço de papel. Diversos são só aplicativos para o armazenamento deste tipo de informações.

Recomendo  1Password, Password Safe.

Tentativas de Acesso

Utilize também  aplicativo que protegerá e bloqueará o acesso, caso o nome do usuário ou senha informadas estejam incorretos após algumas tentativas.

Recomendo o Plugin: Limit Login Attempts Reloaded.

Colaboradores

Se existem colaboradores em seu Blog, por exemplo os que colaboram publicando  artigos, configure-os como Autores e não como Administradores.
Aqueles que não mais colaboram devem ter seu acesso bloqueado. Delete-os como colaboradores

2 – Proteções Contra Invasões por desatualizações

Mantenha o WordPress sempre atualizado, em sua última versão.

A maioria das atualizações são devida a problemas de segurança.

O mesmo é válido para as atualizações dos Temas e Plugins.

Só instale os Plugins e Temas necessários.

Se algum plugin não é mais utilizado e está desativado, delete-o

O mesmo é válido para os Temas: Mantenha-os atualizados

Cópias de Segurança

Periodicamente realize cópias de segurança de todo o conteúdo de seu Blog e de sua base de dados.

Se você publica ou modifica o conteúdo do Blog constantemente, recomendo a realização diária de cópias de segurança.

Não se preocupe, esta tarefa é fácil de ser realizada frente aos diversos aplicativos e serviço orientado a esta finalidade.

Uma observação muito importante: Guarde as cópias de segurança em outro local, que não seja o mesmo local que hospeda seu Blog.

Recomendo a utilização de aplicativos que realizam cópias de segurança nos dias e horários pré-programados, e os armazena em outros serviços de armazenamento, tais como Dropbox, Amazon Cloud, etc.

Outra observação de extrema importância: Teste suas cópias de segurança. Nada mais desagradável do que necessitar restaurar seu Blog e descobrir que as cópias de segurança estão corrompidas.

Recomendo os serviços BackupBuddy – UpdraftPlus

3 – Proteção de Acessos Indevidos:

Considero a melhor proteção aquela que desvia o acesso direto do Blog para um sistema de segurança. Ele  analisará se o acesso é ou não seguro. Não sendo seguro, ele será bloqueado.

Estamos falando do Firewall.

Pessoalmente utilizo os serviços da empresa SUCURI, que protege há longo tempo todos meus Blogs e sites.

Você poderá também utilizar proteções através de aplicativos / Plugins, mas não os considero tão eficiente.

A utilização do sistema de proteção eficiente valerá cada centavo investido.

Lembre-se que um Blog não é um bem material, aquele que pode ser facilmente substituído. Se você tem seu carro roubado, mas possui seguro, receberá o valor para compra de um novo.

Se o conteúdo de um Blog for perdido, ele nunca será substituído, a não ser que você tenha uma cópia com estas informações.

Aproveite Seus Momentos

Aproveite seus Momentos . 

Vamos conversar sobre como e o que publicar no Blog. Como achar inspirações e ideias para os conteúdos do Blog. Como mantê-lo interessante, atraindo a visitação.

O Blog

Pronto: seu Blog já está no ar, possui identidade própria e os principais recursos estão instalados e configurados.

Vamos agora falar do Blog em si, como mantê-lo ativo, interessante e atualizado, atraindo novos visitantes e garantindo seu sucesso.

Publicando no Blog

As pessoas que visitam um Blog esperam encontrar informações interessantes e atualizadas. Esperam também por atualizações periódicas.

O Blog deve ser dinâmico, estar sempre atualizado com informações interessantes e que despertem o interesse do visitante. Em outras palavras, você deve publicar periodicamente novos conteúdos.

Chave do Sucesso do Blog:  Foco em atrair visitantes e seus cadastros. Estar sempre presente, publicar conteúdos interessantes e divulgar novas informações são a chave do sucesso.

No início da vida de seu Blog, publique 2 ou 3 novos conteúdos por semana.

Organize-se para esta tarefa: Possuir novas ideias e assuntos pode parecer uma tarefa difícil, mas não é.

Ao longo do tempo e com a prática, as novas ideias surgirão em todos os momentos, cuidado para não perdê-las.

Anote as Boas Ideias: Elas são Importantes e Não devem ser Perdidas

No mundo do empreendedorismo, novas ideias e novos pensamentos  surgem em todos os  momentos.

Estas ideias e pensamentos são importantes e não devem ser perdidos.

Muitos não sabem, mas as melhores ideias que tive no mundo dos negócios,  estratégias de marketing e de assuntos dos artigos em meus Blogs  surgiram durante as caminhadas que realizo diariamente. Meus momentos de cuidar do corpo, mente e saúde.

É incrível como  novas ideias surgem quando estamos relaxados ou quando estamos lendo algo sobre determinado assunto.

O importante é você prestar  atenção a estes momentos, não deixando que eles passem em branco.

Anote Sempre:

Recomendo: Tenham sempre um local para anotar as “Boas Idéias” . Elas são voláteis, do nada se perdem em outros pensamentos.

Nós que geramos conteúdos, que publicamos artigos e divulgamos informações, estamos sempre focados nos assuntos que serão de interesse do público alvo.

Tendo uma nova ideia, ANOTE-A IMEDIATAMENTE. Uma ideia em determinado momento poderá ser esquecida no momento seguinte. Quase sempre isto ocorrerá.

Uma distração, um telefonema, uma pessoa nos chamando, e lá se foi a nova ideia.

Você poderá anotar as novas ideias em um pequeno caderno ou bloco, em um aplicativo de seu Smartphone ou outros locais, mas não deixe de anotar.

Você também poderá utilizar o recurso de gravação de voz do Smartphone para suas novas ideias. Depois, com tempo, ouça as gravações e desenvolva os assuntos.

Veja em Recursos, os aplicativos que eu utilizo.

Especial atenção ao Evernote, o gravador digital portátil e o aplicativo  ITalk.

O Evernote é uma agenda digital que pode ser acessada pelo computador e dispositivos móveis.

Utilizo o Evernote há longo tempo. Anoto também minhas ideias em meu Smartphone, enviando e-mails para mim mesmo. Consulto-os então, em momentos oportunos.

O gravador digital me acompanha no dia a dia e o aplicativo no Smartphone utilizo principalmente durante minhas caminhadas. Utilizo também uma pequena agenda, para minhas anotações pessoais.

Utilize os recursos de sua preferência, mas não deixe de anotar as novas ideias.

Inspiração e Ideias para o conteúdo do Blog

Aproveite seus “Momentos”!

Diariamente, reserve um espaço de tempo para Pensar em seus negócios, na sua empresa e sua vida profissional. Aproveite para identificar assuntos que poderão ser abordados no Blog.

Recomendo também que reserve espaço de tempo para Pensar em sua vida pessoal. Não se esqueça que a vida profissional e pessoal estão interligadas

Um Fato Interessante:

Observei em uma clinica médica, enquanto todos aguardavam a vez de serem atendidos (eu inclusive), que 90% das pessoas estavam com  Smartphones em mãos. Verificavam o Facebook e outras redes sociais. Alguns trocavam mensagens pelo WhatsApp.

Aguardei cerca de 1 hora até ser atendido, e neste espaço de tempo, observei que o Facebook e WhatsApp foram os campeões de audiência.

Pessoas gastando o precioso tempo, mais de 1 hora, para navegar pelo Facebook ou trocando infinitas mensagens no WhatsApp.

Quando cheguei e vi que minha consulta iria demorar,  verifiquei meus emails rapidamente, dei também uma “olhada”em  minhas redes sociais. Guardei o Smartphone: Aproveitei então para “Pensar” um pouco.

A ideia sobre assuntos a serem abordados em meus Blogs surgiram. Tive também a ideia de um novo negócio, e consequentemente um novo Blog.

Algumas Recomendações:

Aproveite seus Momentos, Seja Criativo!

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