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Como Inserir o Marketing de Conteúdo na sua Empresa de Educação

Marketing de Conteúdo
Estar por dentro das principais estratégias de ​Marketing de Conteúdo​, tem se mostrado o mínimo para que os esforços de marketing da sua empresa digital sejam um sucesso.

Não sabe o que é isso e nem como colocar em prática na sua empresa de educação? Esse texto é para você!

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de abrangência ampla, chamada Marketing Digital. Esse último nada mais é do que a presença online de uma marca, com o principal objetivo de atingir as metas dos negócios.
Vivemos em um mundo onde ​mais da metade da população mundial usa a internet​ para alguma atividade; estar fora do ambiente digital é, definitivamente, estar abaixo da concorrência.
Entenda um pouco mais sobre as principais estratégias de Marketing Conteúdo – ou como aplicar seus recursos numa presença online que trará bons resultados.

Inbound Marketing: Atraia seu Cliente

De forma resumida, Inbound Marketing é a estratégia usada para atrair novos clientes para a sua organização.
Através da Jornada do Cliente, entende-se cada uma das etapas que um potencial consumidor vive até virar um cliente da sua marca. Essas etapas são divididas em:

  • Atração:​ atraia possíveis clientes com conteúdos relevantes e que satisfaçam suas necessidades;
  • Conversão:​ apresente demonstração do serviço que você oferece e faça-o ficar ainda mais perto de fechar negócios;
  • Venda: depois de educar o cliente sobre a necessidade em adquirir o seu produto, é​ hora de oferecer oportunidades exclusivas para ele fazer a compra;
  • Encantamento: não se esqueça dos seus clientes depois que eles fecharem​ negócio; fidelize-os, esteja sempre pronto para atendê-los e faça com que eles se tornem evangelizadores da sua marca.

Para atrair, converter, vender e encantar alguém, é preciso entregar algo que essa pessoa esteja genuinamente interessada – algo que seja relevante para ela, no campo de atuação da sua marca. Esta é a forma que o Marketing de Conteúdo entra como uma solução.

SEO: otimize sua plataforma para os sites de busca

A sigla SEO tem origem na língua inglesa, com o seguinte significado: ​Search Engine Optmization ​(Otimização para Motores de Busca, em português).
Em uma perspectiva geral, é um conjunto de boas práticas que precisam ser seguidas pelas plataformas digitais, para que elas sejam bem indexadas pelos sites de busca, principalmente pelo Google.
Essas boas práticas vão desde a construção do texto que você oferece no seu site, até determinados serviços de desenvolvimento da plataforma.
[bctt tweet=”Para atrair, converter, vender e encantar alguém, é preciso entregar algo em que essa pessoa esteja genuinamente interessada” username=”arnaldomefano”]
Em termos práticos, se você quer que seu site seja o primeiro a aparecer numa página de pesquisa do Google, é hora de começar a trabalhar o SEO da sua plataforma!

Marketing de Conteúdo: se antecipe às necessidades do cliente

O jeito mais certeiro de atrair clientes que tenham  interesse natural no que você oferece como produto é oferecendo a eles o que estão procurando.
Parece meio óbvio, mas acredite: não é toda empresa que cria uma estratégia inteligente para a afirmação acima.
Falando especificamente de empresas de educação, fica ainda mais fácil atingir o objetivo: o serviço oferecido por essas organizações são procurados o tempo todo.
É nesse momento que a importância do Marketing de Conteúdo fica explícita: para atingir os objetivos de cada uma das etapas de Inbound Marketing das quais falamos lá em cima (atrair, converter, vender e encantar) é preciso entregar conteúdos que ativam essas ações.
O Marketing de Conteúdo é a estratégia que define quais conteúdos você vai entregar, e em quais canais, para o cliente em cada uma dessas etapas.
Aqui, o objetivo é fazer com que ele encontre naturalmente um excelente conteúdo produzido pela sua marca, que ele reconheça a sua marca como alguém que solucionou seus problemas, e que volte uma próxima vez ao seu ambiente – até que ele reconheça valor suficiente no seu produto para que se torne cliente de fato.
Para quem trabalha em uma empresa de educação, criar essa estratégia é ainda mais fácil, já que seu objetivo de negócio se pauta na entrega de conteúdo (aula de teatro, guitarra, roteiro, pré-vestibular, EAD etc.) Assim, é muito mais fácil juntar o produto com a estratégia.

Como criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo para Educação?

Antes de começarmos, é importante ressaltar que a estratégia de Marketing de Conteúdo é indicada para  todas as instituições do ramo que queiram se beneficiar de uma presença digital da marca. Escolas, cursinhos pré-vestibular, cursos técnicos, faculdades, entre outros.
Se a sua empresa de educação quer atrair novos consumidores, o Marketing de Conteúdo é pra você.

1. Quais são seus objetivos e Indicadores-Chave de Performance – KPIs?

O que você espera atingir com o Marketing de Conteúdo? Presença online é uma meta muito genérica; você precisa quebrá-la em métricas que traduzam isso. Confira alguns objetivos comuns nas estratégias de Marketing de Conteúdo:

  • Reconhecimento de marca
  • Engajamento com a marca
  • Aumento nas vendas

Esses são apenas alguns exemplos. A sua empresa pode, e deve, trabalhar em objetivos que entreguem a principal meta da empresa como um todo.
Para atingir esses objetivos, é necessário definir os indicadores-chave de performance (ou KPIs, em inglês). São eles que quantificam métricas que, por sua vez, dirão se os objetivos anteriores estão sendo atingidos. Usando os mesmos exemplos citados anteriormente, podemos falar nas seguintes métricas:

  • Reconhecimento de marca: visitantes únicos, visualizações únicas etc.
  • Engajamento com a marca: comentários, compartilhamentos etc.
  • Aumento nas vendas: taxa de conversão, leads etc.

2. Defina uma persona para a sua marca

Para construir uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo é preciso saber minimamente com quem se está falando. Quais são as principais características do aluno que você quer atingir?
Precisamos fazer uma distinção entre público-alvo e persona.
Quando dizemos para você criar uma persona, estamos falando para ir além das informações demográficas que são geralmente levantadas para caracterizar um público-alvo; estamos falando de informações que são, também, comportamentais. Hobbies, principais atividades de lazer, características sociais e emocionais, preferências no mundo do entretenimento: todos esses dados ajudam a montar personagem fictício, que você terá como modelo de interlocutor e cliente. A sua persona.
Saber quem é a Fulana, 18 anos de idade, que gosta de ouvir música e assistir séries no seu tempo livre.  e é dona de uma página de memes no Facebook, deixará mais claro para produtores de conteúdos qual é o tom de voz e quais publicações esses potenciais clientes gostariam de ver em suas redes sociais.

3. Defina um planejamento de conteúdo

O planejamento de conteúdo é a junção do Inbound Marketing com o Marketing de Conteúdo.
É hora de detalhar no papel quais conteúdos você vai produzir, para quais canais, em que etapa da Jornada do Consumidor eles serão alocados, com qual periodicidade eles serão postados etc.
Se a sua empresa de educação já possui algumas plataformas online e redes sociais da marca, você já está um passo à frente. Se não, veja algumas ideias de ambientes que a sua marca pode construir:

  • Blog
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter
  • LinkedIn
  • E-mail Marketing
  • Landing Page

É importante frisar que o Blog é um dos pilares mais importantes do Marketing de Conteúdo. É uma plataforma que permite trabalhar bem o SEO, assim como o armazenamento de artigos que podem atrair novos consumidores. A sua empresa de educação, por exemplo, pode trabalhar com editorial que abranja publicações com os seguintes temas:

  • Dicas de Estudo
  • Dicas de carreiras
  • Melhores cursos para determinados segmentos
  • Pílulas de conteúdo das aulas oferecidas pela sua instituição
  • eBooks com resumos, exercícios e materiais de aula

4. Faça um cronograma para a sua produção de conteúdo

Com o planejamento pronto, o próximo passo é criar um cronograma de produção e publicação do conteúdo. Sabendo quais conteúdos vão ser publicados em quais dias, você pode organizar a produção com antecedência. É bom definir um fluxo para a sua produção, e que ele conte com etapas como:

  • Pesquisa
  • Escrita
  • Revisão
  • Edição
  • Aprovação
  • Publicação na plataforma

Pronto! Agora você tem em mãos as principais dicas para criar a própria estratégia de Marketing Digital. Coloque seu planejamento em ação e veja os resultados impulsionarem o seu negócio!

Este artigo é uma colaboração de:  Vinícius Fontes – Content Analytics – Udemy


Quer saber mais sobre este assunto? Deixe-me ajudá-lo(a) a alcançar os resultados esperados.    Entre em contato comigo, Arnaldo Mefano – Autor deste artigo.


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By Arnaldo Mefano

Fundador Mefano Marketing
Mapa Mental Expert