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Marketing de Permissão – Estratégia de Contato com seu Cliente

proibido1Nada pior do que  recebermos diversas mensagens de e-mail, com propagandas,sem nossa solicitação. O mesmo ocorre quando estamos assistindo um canal de TV e a programação é INTERROMPIDA para os comerciais.
Também não gostamos quando somos interrompidos por uma ligação telefônica, que descobrimos ser de telemarketing, quase sempre nos horários mais impróprios.

Estes são alguns exemplo de momentos em que somos “Interrompidos”, sem o nosso consentimento.

Eu mesmo deixei de assistir vários canais de TV, devido a quantidade e tempo de propagandas. Filtro as ligações telefônicas que atendo verificando os números mostrados pelo identificador de chamadas.
Não gostamos de ser interrompidos em momentos impróprios.  Cabe a nós escolhermos se seremos ou não interrompidos.

Este é um pensamento importante quando tratamos do marketing de empresas e do contato empresa / cliente.

Vocês devem ter notado que em meus blogs disponibilizo a facilidade para que usuários interessados nos assuntos abordados possam realizar seu cadastro.
Assim, a cada novo artigo publicado, o usuário será avisado. O usuário permite o envio destas informações por minha empresa. Este é o significado do “Marketing de Permissão”.

Este exemplo mostra claramente o significado do Marketing de Permissão: o usuário autoriza que informações sejam a ele enviadas, sendo que ele escolherá o melhor momento para ser interrompido e acessar estas informações.

Um outro exemplo de Marketing de Permissão é a disponibilidade de  link onde o usuário solicitará mais informações de um determinado produto, uma amostra, etc, porém o usuário estará permitindo o contato Empresa / Cliente.

Esta é uma das estratégia que empresas e profissionais modernos adotam para realizar e manter o contato com seus clientes.

De ao seu cliente ou a um possível futuro cliente a decisão de como deseja ser contactado e se o deseja.
Crie facilidades para que usuários possam solicitar as informações que necessitam, que possam assinar a lista de Marketing por Email que você disponibiliza, enfim, não pratique o Marketing de Interrupção (veja os exemplos no início deste artigo).

Exemplos de facilidades que são fáceis de serem criadas para o Marketing de Permissão:

  • Disponibilize local para que o próprio cliente possa se cadastrar e escolher as informações de seu interesse que irá receber.
  • Crie um pequeno formulário em papel e ofereça-o aos clientes que você atender pessoalmente. Solicite informem alguns dados de modo a receberem informações de seu negócio ou empresa.
    Neste formulário solicite apenas informações básicas. Por exemplo nome e endereço de e-mail.
  • Se você pretende enviar informações sobre promoções produtos, preços, descontos, liquidações, etc, deixe isto bem claro.
  • Crie facilidades para que o usuário possa cancelar, a qualquer momento, o seu cadastro.
  • Crie também um canal direto, onde o usuário poderá lhe contactar, quer seja por e-mail, telefone ou outro modo.

Respeite as escolhas do cliente.

Algumas regras básicas: O que NÃO devemos Fazer?

  •  Não divulgue  para terceiros as informações de cadastro de seus clientes ou usuários.
  • Não aproveite o número de telefone celular do cliente para enviar mensagens de texto (SMS) ou outro tipo de mensagem. Lembre-se que não houve a Permissão do cliente para este tipo de contato.
  • Se o propósito do cadastro é para o recebimento de informações em geral e não informações de vendas , NÃO fique enviando comunicados sobre liquidações, promoções, etc. Se este é seu propósito, crie um cadastro separado só para esta finalidade.

Respeite as escolhas do cliente, pois a melhor propaganda é a propaganda realizada por um cliente satisfeito.

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By Arnaldo Mefano
By Arnaldo Mefano

Fundador Mefano Marketing
Mapa Mental Expert