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Nos Negócios Adote o Marketing de Permissão, Não o Marketing de Interrupção

mpermissao1Como você se sente quando verifica sua caixa de e-mail e identifica que dezenas de e-mails não solicitados (Spam) foram recebidos?
E quando chega em casa, no final do dia, e recebe ligações telefônicas com promoções, propagandas e outros contatos não solicitado?
Liga a TV para assistir sua programação preferida e observa que grande parte do tempo foi utilizada com propagandas?
Estes são 3 exemplos simples onde você foi INTERROMPIDO para receber informações não solicitadas.
Ao longo do tempo passamos a adotar soluções para estes problemas.
Identificador de chamadas no telefone, de modo a não atender ligações de números desconhecidos, cadastro dos e-mails não solicitados como Spam para serem deletados automaticamente.
Quanto a TV, muitos deixaram de assistir os canais convencionais,e a nova geração praticamente não assiste mais TV,e sim acessa a Internet.
Esta Interrupção que você sofreu, sem sua solicitação, na tentativa de empresas realizarem sua divulgação é denominada de Marketing de Interrupção.
Outra forma de divulgar suas informações e propagandas é solicitar ao cliente e usuário sua permissão para o envio  de informações.
Você estará solicitando a permissão do usuário, que a dará por ter interesse no recebimento das informações que você enviará. Este é o Marketing de Permissão.
Um exemplo clássico desta permissão é o formulário que disponibilizo em meus 2 Blogs (MEFANO MARKETING BLOG e MEFANO’S WEBLOG), onde o usuário realiza seu  cadastro e passa a ser informado sempre que um novo artigo é publicado.
Disponibilizar informações e amostras em sites ou Blogs, cursos on-line, e-Books são também exemplo do Marketing de Permissão. Usuários interessados nestes itens realizarão  cadastro e o acesso a estas informações serão liberadas.

Quando falamos de Mídias Digitais e Redes Sociais, praticamente não existe mais lugar para o Marketing de Interrupção.
Envios de informações não solicitados  serão facilmente bloqueados. Dependendo da escolha do usuário, o remetente poderá ser bloqueado para sempre.

Pontos Importantes a Serem Observados:

Enviar Informações APENAS com o Consentimento do Usuário

NÃO envie informações por e-mail sem o consentimento do usuário.
Pergunte pessoalmente ao cliente (em lojas, atendimentos, etc) se ele quer receber informações interessantes, de ofertas ou de produtos. Caso positivo, realize o cadastro do cliente.
Possuindo  site ou Blog, disponibilize formulário (simples) para o usuário realizar seu próprio cadastro. Incentive-o a realizar seu cadastro.

A descrição clara e objetiva dos assuntos e informações que serão enviadas aos usuários cadastrados é importante e deverá ser cuidadosamente observada.

Usuários que se cadastraram nos serviços de recebimento de informações através do e-mail, estão cientes dos assuntos que serão abordados, e possuem interesse do recebimento destas informações.

Utilize Serviço Profissional para o Cadastro e Envio de Informações

O cadastro de usuários que deram permissão para o envio de informações é sua Lista de Ouro.
Utilizar um serviço profissional para o cadastro, armazenamento e posterior Marketing por E-mail é de Extrema Importância.
Pessoalmente utilizo os serviços da empresa AWEBER, que tem minha recomendação. Outros bons serviço de empresas que disponibilizam serviços de  envio de e-mail estão disponíveis. Posso citar:   MailChimp e GetResponse.

É  de extrema importância a escolha correta do serviço que será utilizado para o envio dos e-mails. A escolha correta será a chave de seu sucesso.

Leio o artigo que publiquei: Utilize o Marketing por E-mail de modo Eficiente

Canal Direto

Disponibilize um Canal Direto, onde o usuário poderá lhe contactar, quer seja por e-mail, telefone ou outro modo.
Este Canal Direto deverá estar sempre disponível.
De nada adiantará você disponibilizar um número de telefone, se este estiver sempre ocupado. Do mesmo modo um endereço de E-mail que nunca é verificado e respondido.

Verifique sempre o Interesse do Usuário Cadastrado

Ao longo do tempo, a lista de usuários cadastrados irá crescer, tornando um de seus patrimônios.
Realize pesquisas perguntando sobre o que estão achando das informações enviadas por você, se atendem aos objetivos propostos  e solicite sugestões de novos temas a serem abordados, dentro do assunto em questão.
Utilize os recursos de estatísticas de acompanhamento dos e-mails enviados disponibilizados pelo serviço contratado de Marketing por E-mail de modo a verificar a aceitação / rejeição das informações enviadas aos usuários cadastrados.

Acompanhar e Medir Resultados são tarefas IMPORTANTES, que deverão SEMPRE serem realizadas

Nas Redes sociais, acompanhe o desempenho de suas mensagens e o interesse dos usuários pelas informações divulgadas.
De nada adiantará você participar das Redes Sociais, se suas informações não forem do interesse geral.

“Indico um excelente livro sobre Marketing de Permissão: Permission Marketing: Turning Strangers Into Friends And Friends Into Customers – Autor: Seth Godin”

(Este livro está também disponível na Amazon Brasil, em versão para Kindle)

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By Arnaldo Mefano
By Arnaldo Mefano

Fundador Mefano Marketing
Mapa Mental Expert