Blog

Quando Você Lê um Livro, Você faz Anotações ou Resumos?

livrometodo1
Quando Você Lê um Livro, Você faz Anotações ou Resumos?
Esta foi a pergunta que um estudante brasileiro, que estuda em universidade nos Estados Unidos, me fez quando nos reunimos para uma consultoria sobre Empreendedorismo.

Leio em média 2 a 3 livros sobre Marketing e Redes Sociais por mês, adotei algumas técnicas que descrevo para vocês.

1) Livros em Formato Digital

Praticamente todos os livros são lidos no formato digital, utilizando meu leitor Kindle.
A vantagem é que carrego todos eles comigo (o leitor digital pode armazenar cerca de 1000 livros), e posso consultá-los a qualquer momento.
Outra grande vantagem é que os livros em formato digital possuem preços bem mais baixos. Alguns livros não são publicados no Brasil, poupando meu tempo de solicitá-lo pela Amazon, por exemplo, e esperar semanas ou até meses para recebé-los.
Livros não disponibilizados no Brasil podem ser comprados pela Amazon (no formato digital) em R$.
A compra através do leitor digital é instantânea. Confirmada a compra e em alguns segundos o livro é recebido.

Para livros com imagens detalhadas, utilizo o aplicativo do Kindle no IPad.

2)  A Leitura

Tenho como hábito ler os bons livros 2 vezes.
Na primeira vez, leio um pouco rápido, utilizando o marcador digital existente no Kindle para marcar páginas interessantes.
Na segunda vez, praticamente “estudo” todo o conteúdo, de modo a assimilar todas as informações importantes para mim.

3) Anotações e Resumos

Não faço anotações ou resumos.
Utilizo a ferramenta EVERNOTE para esta finalidade.
O Evernote é um programa compatível com várias plataformas (Iphone, Android, Windows, etc) , que permite a guarda de informações, com utilização de referências para facilitar o processo de catalogar e localizar as informações no futuro.
Crio um “Caderno” no Evernote com o nome do livro e “Etiquetas” com os assuntos

Por exemplo para o livro The New Rules of Marketing & PR (veja meus livros preferidos), criei o Caderno “Marketing & PR” e diversas etiquetas tais como:  Marketing influência. Marketin Interrupção, Twitter, Facebook entre outras.

4) Metodologia

Sempre que estou lendo um livro, tenho em mãos meu smartphone.
Neles utilizo os seguintes recursos:
Se vejo um texto pequeno importante ou uma nova ideia, registro-a no Evernote.
Se o texto é um pouco extenso, utilizo o recurso do Evernote de foto, fotografando apenas parte da tela do Kindle com o texto de meu interesse.
Utilizo também o excelente aplicativo KEEP (por enquanto disponível apenas para Android), acionando sua opção de reconhecimento de voz. Assim, leio o texto e ele é transformado em texto escrito automaticamente. Este recurso é de grande precisão, dificilmente reconhece uma palavra de modo errado.
Um detalhe importante: A cada foto, digitação ou leitura (para reconhecimento de voz) de um texto, seleciono no Evernote o Caderno e as Etiquetas apropriadas.
(No próprio programa Evernote você encontrará mais detalhes)

Resumindo

Qual o melhor método para guardar as informações interessantes e úteis ao ler um livro?
Não existe o melhor método!

Crie sua própria metodologia para ser produtivo e extrair mais conhecimento dos livros que você estuda.


Precisa Ajuda para este serviço? Visite VAMOS EXPANDIR SEU NEGÓCIO!

Mais Artigos Interessantes para ler :
Pesquisar
Categorias

Newsletters

Receba nossas Newsletters Grátis!

Picture of By Arnaldo Mefano
By Arnaldo Mefano

Fundador Mefano Marketing
Mapa Mental Expert