O cliente está satisfeito com o atendimento, com os produtos e serviços oferecidos por sua empresa ou negócio?
Este é um ponto de extrema importância para você, empresário, que permitirá ajustes em suas estratégias, melhorando os modos de operação e funcionamento.
Diversas empresas já adotam recurso de enviar e-mail aos clientes, após a utilização dos serviços. Um pequeno questionário a ser respondido é recebido.
Grande parte dos clientes responderão ao questionário, todos querem contribuir para a melhoria dos serviços que utilizam.
Algumas lojas, como mostro na foto, estão adotando recursos para esta pesquisa de opinião.
Soluções práticas e tecnológicas poderão se adotadas, com a vantagem de enviarem automaticamente, através de conexão por rede sem fio, as informações digitadas pelos clientes.
Em mesmo fui atraído pelo Ipad na loja que visitei e de onde tirei a foto que mostro neste artigo, respondendo a pesquisa de opinião.
Alguns Pontos a serem Considerados
Envio de e-mail ao cliente, solicitando suas opiniões.
Este método, apesar de ser prático poderá não ser eficiente, devido a grande quantidade de Spams (e-mails não solicitados) que são recebidos por todos, fazendo com que o usuário ignore os e-mails de terceiros.
Facilidades no Estabelecimento
Facilidades disponibilizadas dentro do Estabelecimento ou empresa, atraindo a atenção do cliente.
Considero esta a melhor estratégia.
Atrair o Cliente
Procure utilizar facilidades que atraiam o cliente (um tablet por exemplo) inclusive no ponto de vista de apresentação.
Perguntas Objetivas
Utilize perguntas objetivas, com poucas opções de resposta, de preferência com opções a serem apenas marcadas pelo cliente. Evite solicitar a digitação ou escrita da opinião ou detalhes.
Acompanhamento
Realize acompanhamento periódico destas informações, analisando-as e realizando as devidas mudanças, caso necessário.
Lembre-se: A opinião dos Cliente é sempre importante e sempre deverá ser considerada.
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