Muito comum nos dias de hoje entrarmos em uma loja, solicitarmos um produto que está exposto fisicamente, e recebermos a informação de que este só pode ser comprado através da Internet.
Notamos também que diversas lojas físicas fecharam, muitas delas com muitos de anos de mercado.
Este fato ocorreu recentemente comigo: uma loja de canetas (mais de 40 anos de mercado) e outra de tecnologia (mais de 20 anos de mercado) fechadas.
Ao me dirigir a elas, fiquei surpreso pois não mais existiam em seus locais físicos. Encontrei apenas placas oferecendo a venda ou aluguel do local.
Há menos de 1 ano estas lojas estavam funcionando, sempre cheias de clientes.
O que ocorreu então?
A resposta é simples: Elas não acompanharam a evolução da tecnologia e as novas necessidades de seus clientes.
Com as facilidades atuais, realizamos compras on-line, sem sair de casa ou do escritório. Poupamos muito tempo, deixamos de pegar congestionamentos de trânsito e não corremos o risco de chegar na loja e o produto não estar disponível em estoque.
Não considero as vendas pela Internet como o principal fator, porém a presença da empresa na Internet é de primordial importância.
Certamente a venda on-line ou mesmo a presença das empresas na Internet não substituirá as lojas físicas, onde o cliente poderá ter o prazer de pegar nas mãos mercadorias e manuseá-las ou conversar com os vendedores.
Nunca devemos esquecer: Todas empresas devem se adaptar às necessidades do mercado.
A verificação das necessidades do mercado e a adaptação para atendê-las deve ser uma atividade CONSTANTE e Prioritária.
Presença na Internet
Esteja presente na Internet. Certamente a Internet será o primeiro local onde os clientes irão procurar por empresas ou produtos.
Empresa Facilmente Localizada:
Crie facilidades para que a empresa ou negócio seja facilmente localizado pelos mecanismos de procura e pelos clientes.
Canal de comunicação
Mantenha um canal de comunicação direto com seus clientes, facilite esta tarefa.
Disponibilize identificação do endereço físico, telefone de contato (que funcione e que seja sempre atendido em curto espaço de tempo), número telefone / celular para contatos fora do horário normal de funcionamento, endereço de e-mail (que funcione e que seja respondido em curto espaço de tempo).
O cliente espera sempre poder entrar em contato com sua empresa.
Um canal de comunicação eficiente e direto será ponto chave para a credibilidade de seus negócios.
Área de Atuação
Divulgue claramente a área de atuação de sua empresa ou negócio, mostre os produtos ou serviços disponibilizados.
Não deixe dúvidas aos clientes que procuram por estas informações.
Lembre-se:
Caso o cliente não encontre estas informações de modo claro e preciso, certamente irá procurá-las nos concorrentes.
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