Passeando em Ipanema (Rio de Janeiro) , a vitrine de uma loja de material esportivo (uma das principais marcas do mercado) chamou minha atenção com modelos de tênis para caminhadas e corridas.
Entrei na loja e solicitei informações sobre um dos modelos. O vendedor apontou para seu mostruário, e sacou seu Tablet.
Aqui está o modelo que o Sr. solicitou, apontando para a tela do Tablet. Querendo, posso fechar a compra agora mesmo, será entregue em até 5 dias úteis.
Mencionei que gostaria de calçá-lo e verificar seu conforto, entre outras características.
Sr: Não temos este modelo em estoque da loja, apenas no estoque central. Pode ser comprado agora, entrega em até 5 dias.
Mencionei que o motivo de ter ido até a loja, foi justamente para poder avaliar o produto pessoalmente. Agradeci e fui embora.
Uma venda foi perdida.
O Grande Erro:
Com a popularidade das lojas on-line, um Grande Erro está se tornando popular:
Lojas Físicas deixam apenas alguns produtos em mostruário e estoque, e tentam direcionar o cliente para realizar a compra on-line com ajuda do vendedor.
Não confunda Loja Física com Loja On-Line:
Uma loja on-line pode ter seu Show Room Físico (local físico, com endereço indicado no site da loja on-line) com amostras para que o cliente conheça fisicamente os produtos.
Entretanto, o cliente está ciente de que o produto deve ser adquirido através da loja on-line, pela Internet.
O cliente que se dirige a uma loja física, tem interesse de conhecer pessoalmente o produto. Agradando, o cliente realizará a compra.
NÃO Tente adaptar sua loja física como sendo um local para atrair clientes, orientando-os para compras on-line.
Ao longo do tempo, você perderá seus clientes.
Quer saber mais sobre este assunto? . Entre em contato comigo, Arnaldo Mefano – Autor deste artigo.
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